Adapar conscientiza produtores sobre erradicação da brucelose e da tuberculose

Publicado em: 14/03/2014 16:42 | Categoria: Geral | Autor: Diogo

O primeiro de oito encontros técnicos sobre o Programa Saúde Animal no Paraná, realizado ontem (13), em Guarapuava, divulgou portarias da Adapar sobre qualidade em produtos de origem animal e orientou sobre uma campanha de vacinação de bezerras, que se encerrará no final de maio deste ano.

As reuniões são uma iniciativa da agência e do governo do Estado, com a participação do Sindileite e da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), que tem por objetivo mobilizar a cadeia produtiva da pecuária para a erradicação da brucelose e da tuberculose no Estado – as doenças são consideradas um problema para o pecuarista, que tem de abater animais contaminados; para a indústria de carnes e laticínios, porque afeta a qualidade dos produtos e restringe o acesso a mercados; e para a saúde pública, já que são transmissíveis ao ser humano.

Realizado no anfiteatro do Sindicato Rural, com 200 participantes, o encontro reuniu autoridades, produtores rurais, veterinários, integrantes de conselhos municipais de saúde animal, membros e dirigentes de cooperativas ligadas à produção de carne e leite.

A programação foi dividida em duas partes: na primeira, Mariza Koloda, coordenadora do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose, apresentou um resumo das normas sobre qualidade em produtos de origem animal.

Na segunda parte, teve lugar um debate entre os participantes e os organizadores do evento – membros da direção e técnicos da Adapar –, de órgãos federais, estaduais e municipais da agropecuária e de lideranças da agricultura, para esclarecer dúvidas. O debate foi mediado pelo próprio presidente da Adapar, Afonso Kroetz, pelo representante da Faep, Ronei Volpi, e pelo presidente do Sindileite, Wilson Thiessen, ao lado de integrantes da Seab e do Ministério da Agricultura e do presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho.

Ao final do encontro, Kroetz falou sobre a reunião: “Esperávamos uma acolhida sincera, leal, por parte do produtor. Mas aqui superou a expectativa. Ela foi muito além”. Kroetz considerou que “houve poucas dúvidas, mas tinha muito empenho por parte das lideranças, que estavam com os produtores”. De acordo com o presidente da Adapar, “o produtor está atento e quer também se ver livre de tuberculose e brucelose”.

Para Ronei Volpi, da Faep, a reunião representou uma “tomada de posição em relação a um problema muito antigo”. Ele ressaltou o aspecto comercial do tema: “(No Paraná) Estamos chegando a 4 bilhões de litros de leite por ano. Isso significa mais de 10 milhões por dia. Precisamos acessar mercados exigentes em termos de sanidade e de qualidade”.

A campanha de vacinação de bezerras, de três a oito meses de idade, contra brucelose, ocorrerá até o dia 31 de maio, encerrando-se juntamente com a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa.

Fonte: Sindicato Rural de Guarapuava - http://www.srgpuava.com.br/