MAPA discute projeto de compartimentação

Publicado em: 27/03/2014 13:31 | Categoria: Geral | Autor: Diogo

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reuniu um grupo técnico com intuito de desenvolver a normativa nacional para a certificação sanitária de compartimentos avícolas para Influenza Aviária (IA) e doença de Newcastle (DNC). O encontro contou com a participação de fiscais federais e estaduais de alguns estados onde se localizam as empresas participantes do projeto de compartimentação, como o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.

A normativa tratará das questões operacionais relacionadas à certificação sanitária, auditorias e supervisões, bem como procedimentos de biosseguridade e vigilância epidemiológica para prevenção de IA e DNC nas granjas das empresas que se interessarem em criar seus compartimentos.

“Esta iniciativa representa um grande avanço no processo de incremento da biosseguridade nos estabelecimentos avícolas, com objetivo de prevenir a introdução da Influenza Aviária e Doença de Newcastle no plantel nacional”, afirma o coordenador de Sanidade Avícola (CSA), Bruno Pessamilio.

Saiba Mais

O conceito compartimentação é definido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), a fim de certificar uma sub-população animal com um status sanitário diferenciado para uma ou mais doenças específicas. Este sistema de produção oferece garantias adicionais a outros processos de certificação que já existem, como por exemplo, a regionalização, favorecendo a oferta de produtos avícolas e o comércio seguro entre os países, ainda que ocorram eventuais surtos dessas doenças.

A compartimentação da cadeia produtiva avícola brasileira é um projeto que vem sendo desenvolvido pelo Ministério em parceria com agências estaduais de defesa sanitária animal, a União Brasileira de Avicultura (Ubabef) e empresas avícolas, com o acompanhamento da OIE. Por meio da cooperação dessas instituições com o Mapa foi definido um protocolo de medidas de biosseguridade, visando a mitigar os fatores de risco identificados com o potencial de introdução dos vírus de IA e DNC no plantel avícola nacional.

Fonte: MAPA