Geral
Fiscalização do CRMV-PR orienta produtores de pescados para registro no SIM
Manipulação do pescado em estabelecimento clandestino (sem registro em órgão de inspeção) em Guaratuba. Várias irregularidades apontadas.
Cerca de 50 estabelecimentos em Guaratuba, Paranaguá, Matinhos e Pontal do Paraná receberam fiscalização do CRMV-PR, em caráter orientativo, com o objetivo de alertar para a importância do médico veterinário como responsável técnico e registro de atividades nos Serviços de Inspeção Municipal. Todos os estabelecimentos receberam o Ofício Circular nº 88/2014 e foram lavrados Termos de Fiscalização informando que, conforme o art. 1º da Lei Federal nº 1.283/1950, arts. 1º e 7º da Lei Federal nº 7.889/1989 e art. 1º da Lei Estadual nº 10.799/1994, é obrigatória a prévia inspeção industrial e sanitária do pescado. Os órgãos competentes para esta fiscalização são as Secretarias de Agricultura Municipal (SIM), Estadual (SIP) e Federal (SIF, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Os fiscais orientaram os donos dos estabelecimentos para que procurem as secretarias de Agricultura dos municípios. A maioria dos estabelecimentos é de pequeno porte e realiza comércio a nível local. Em Paranaguá e Guaratuba o trabalho dos fiscais foi compartilhado com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná. Sem o registro no SIM os estabelecimentos são considerados clandestinos. A próxima operação do CRMV-PR será nos meses que antecedem a operação verão, prazo considerado adequado para os ajustes oficiais das prefeituras.
- Anexo ofício circular encaminhado aos estabelecimento.
- Na edição 41 da Revista CRMV-PR foi publicada matéria sobre Inspeção de Pescados no litoral paranaense, confira: crmv-pr.org.br/index.php?p=imprensa/revista
Arquivos
Ofício Circular - Pescados |