1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Balanço da pecuária de corte apresentado na Expo Londrina


Publicado em: 14/04/2014 16:25 | Categoria: Geral | Autor: Diogo

 


O Seminário de Bovinocultura de Corte (Produção de Carne Nobres no Paraná), no auditório Horácio Coimbra, na Expo Londrina 2014, reuniu profissionais, produtores, estudantes e representantes da SEAB, Instituto Emater e Sociedade Rural. Com o objetivo de analisar as conclusões da consulta a mais de 600 profissionais (zootecnistas, veterinários e agronomos) nas oito etapas do ciclo "Pecuária de Corte do Paraná: Onde estamos e para onde vamos?". Rodrigo Martins, conselheiro do CREA-PR, entidade que participou da organização do ciclo, saudou os presentes, entre os quais o presidente do CONESA-PR, Aurelino Menarim, e o produtor Lício Isfer, da Associação Brasileira de Criadores de Gado Caracu.

A grande maioria dos profissionais vai apenas uma vez por mês às propriedades onde trabalha, a maior parte de até 200 alqueires ( somente 2,5 por cento acima de mil alqueires), muitos atendem diversas propriedades e a monta natural (46,5 por cento) é a forma de reprodução. Estes são alguns números da pesquisa feita no ciclo da pecuária de corte, revelados pelo professor Paulo Rossi, dos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária e coordenador do Centro de Informações Agropecuárias da Universidade Federal do Paraná.

"Em resumo, propriedades pequenas, rebanhos pequenos, ciclo completo; o perfil paranaense deixa difícil a lucratividade, já que as pesquisas com profissionais e produtores apontaram também problemas de gestão, com a curiosa constatação de que em muitas fazendas as anotações de controle ainda são feitas no papel", resumiu o professor. Entre os profissionais que responderam aos questionários, 60 por cento eram veterinários.


Voltar
Top