Geral
O Silêncio das Abelhas
Boletim FAEP publica matéria sobre o desaparecimento dos insetos responsáveis pela polinização de grande parte dos alimentos em todo mundo. O fato intriga especialistas e preocupa apicultores.
Na China, a polinização é feita manualmente por centenas de operários. Um enxame de abelha pode polinizar até 3 milhões de flores em um dia, enquanto uma pessoa poliniza no máximo 30 árvores no mesmo período.
O Caso não se restringe apenas ao outro lado do mundo. No Paraná, casos preocupantes de desaparecimento de colônias estão preocupando os apicultores do Estado. As espécies mais atingidas são os meliponídeos, conhecidas como abelhas sem ferrão, que são nossas espécies nativas. “Um enxame bom tem mais ou menos sete mil abelhas. Agora os enxames têm 50 abelhinhas”, conta o produtor Flávio Haupenthal, da cidade de Santa Helena.
Por enquanto, o desaparecimento não tem causa definida, mas existem diversas suspeitas, que passam pelo uso de agrotóxicos, alimentação com transgênicos, perda do habitat, desnutrição e até um vírus que ataca o sistema imunológico dos insetos.
Baixe o arquivo anexo e leia matéria completa.
Arquivos
Boletim FAEP 1255 |