Geral
Leão Rawell em exposição no Zoológico de Curitiba
O Zoológico de Curitiba apresentou ao público, na manhã da última sexta-feira (16), o leão Rawell. O animal, que foi sequestrado em São Paulo e levado até Maringá, no norte do Estado, teve finalmente seu primeiro dia de exposição.
Desde o dia 8, quando chegou ao zoológico, Rawell passa por um período de adaptação. No seu primeiro dia de exposição, reagiu muito bem, reconheceu o território, subiu no mirante e se alvoroçou ao sentir a presença das leoas, Leona e Nala. O Zoológico de Curitiba é agora o fiel depositário do felídeo, e atendendo uma solicitação do IBAMA, recebeu o animal e adequou suas instalações para assegurar o melhor comportamento natural de sua espécie.
“Há dez anos, o zoológico de Curitiba não pega animais que não possam ser reintegrados à natureza. Lembramos que o Zoo não é apenas lugar de exposição, mas sim de resgate e educação ambiental”, conta a bióloga e Chefe da Divisão de Zoológico da Prefeitura Municipal de Curitiba, Tereza Cristina Castellano.
Rawell teve um passado triste – até 2008 foi um animal de circo e suas unhas foram removidas, o que prejudica sua qualidade de vida. No Zoológico, o leão terá acompanhamento por uma equipe de médicos veterinários e biólogos, o que não acontecia no criatório de Maringá.
Mesmo em exposição, o leão continuará em fase de adequação. “Se não se adaptar, voltará para o local isolado do público. Aqui quem manda é ele”, ressalta Tereza Cristina.