Geral
Coordenadores de cursos em reunião no CRMV-PR
Cumprindo calendário programado pela Comissão Estadual de Ensino do CRMV-PR, foi realizada nesta última terça-feira, 20, na sede do Conselho, em Curitiba, Reunião de Coordenadores de Curso de Medicina Veterinária do Estado do Paraná.
Com o propósito de discutir a profissão do educador, além de médico veterinário, o presidente do CRMV-PR, Eliel de Freitas, abriu o evento ressaltando a importância da integração e troca de experiências entre os coordenadores de curso. A mesa de abertura contou, também, com a presença de Rafael Gianella Mondadori, Presidente da Comissão Nacional de Ensino da Medicina Veterinária/CFMV, Arsênio Enrique Alfieri, da Universidad Nacional de Rosário/Argentina e Carmem Grumadas, presidente da Comissão Estadual de Ensino da Medicina Veterinária/CRMV-PR.
O evento, que abordou práticas inovadoras e experiências positivas entre os professores, finalizou com debate entre os participantes e propostas de ações que serão organizadas pela Comissão Estadual de Ensino/CRMV-PR, e posteriormente repassadas às Universidades.
Rafael Gianella Mondadori, professor e presidente da Comissão Nacional de Ensino da Medicina Veterinária – CFMV, apresenta proposta curricular da OIE para os cursos de medicina veterinária e fala sobre o perfil do egresso recém-formado. “Se formam grande volume de médicos veterinários, mas poucos profissionais fazem a diferença. Os professores precisam manter a motivação na elaboração de atividades”, aborda Rafael.
Professor Waldir Silva, coordenador do curso de medicina veterinária da UFPR, pioneiro no Estado, detalha a grade curricular do curso e destaca que é preciso “resgatar o papel principal do educador: foco na educação de qualidade”.
“A Universidade Estadual de Londrina procura manter um relacionamento estreito entre docentes e alunos”, conta a professora Roberta Lemes Freire, coordenadora do curso de medicina veterinária. Ciclos de estudos, semanas acadêmicas e aprendizado teórico-prático intensificado, promovem uma interação que estimula o aluno a buscar conhecimento. A medicina veterinária da UEL completou 40 anos, um pouco da história e a evolução do curso dentro da Universidade foram assuntos apresentados na palestra.
Arsênio Enrique Alfieri, professor na Universidad Nacional de Rosário, Santa Fé, Argentina, apresenta os objetivos e quanto se tem avançado na acreditação do curso de medicina veterinária no Sistema ARCU-SUR. O sistema, que visa potencializar a capacidade das universidades, é um acordo entre os Ministros de Educação da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile.
A segunda palestra do período vespertino foi apresentada pela professora Claudia Turra Pimpão, Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária da PUC-PR. Ao descrever o histórico da matriz curricular do curso e os avanços estruturais da Universidade, destaca a importância de projetos comunitários e atividades complementares na formação do acadêmico.
O professor Eros Luis de Souza, Coordenador do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade Evangélica do Paraná, descreve a experiência na utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem e as adequações necessárias no ambiente em sala de aula para o novo planejamento de ensino.
Professora Carmem Grumadas, presidente da Comissão Estadual de Ensino da Medicina Veterinária – CRMV-PR, finalizou a reunião com apresentação do perfil curricular dos Cursos de Medicina Veterinária do Paraná e, logo após as considerações finais, moderou debate onde todos os participantes discutiram as propostas de ações.