1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Coordenadores de cursos em reunião no CRMV-PR


Publicado em: 21/05/2014 10:41 | Categoria: Geral | Autor: Diogo

 


Cumprindo calendário programado pela Comissão Estadual de Ensino do CRMV-PR, foi realizada nesta última terça-feira, 20, na sede do Conselho, em Curitiba, Reunião de Coordenadores de Curso de Medicina Veterinária do Estado do Paraná.

Com o propósito de discutir a profissão do educador, além de médico veterinário, o presidente do CRMV-PR, Eliel de Freitas, abriu o evento ressaltando a importância da integração e troca de experiências entre os coordenadores de curso. A mesa de abertura contou, também, com a presença de Rafael Gianella Mondadori, Presidente da Comissão Nacional de Ensino da Medicina Veterinária/CFMV, Arsênio Enrique Alfieri, da Universidad Nacional de Rosário/Argentina e Carmem Grumadas, presidente da Comissão Estadual de Ensino da Medicina Veterinária/CRMV-PR.

O evento, que abordou práticas inovadoras e experiências positivas entre os professores, finalizou com debate entre os participantes e propostas de ações que serão organizadas pela Comissão Estadual de Ensino/CRMV-PR, e posteriormente repassadas às Universidades.

 


 

 

Rafael Gianella Mondadori, professor e presidente da Comissão Nacional de Ensino da Medicina Veterinária – CFMV, apresenta proposta curricular da OIE para os cursos de medicina veterinária e fala sobre o perfil do egresso recém-formado. “Se formam grande volume de médicos veterinários, mas poucos profissionais fazem a diferença. Os professores precisam manter a motivação na elaboração de atividades”, aborda Rafael.

 

 

Professor Waldir Silva, coordenador do curso de medicina veterinária da UFPR, pioneiro no Estado, detalha a grade curricular do curso e destaca que é preciso “resgatar o papel principal do educador: foco na educação de qualidade”.

 

 

“A Universidade Estadual de Londrina procura manter um relacionamento estreito entre docentes e alunos”, conta a professora Roberta Lemes Freire, coordenadora do curso de medicina veterinária. Ciclos de estudos, semanas acadêmicas e aprendizado teórico-prático intensificado, promovem uma interação que estimula o aluno a buscar conhecimento. A medicina veterinária da UEL completou 40 anos, um pouco da história e a evolução do curso dentro da Universidade foram assuntos apresentados na palestra.

 

 

Arsênio Enrique Alfieri, professor na Universidad Nacional de Rosário, Santa Fé, Argentina, apresenta os objetivos e quanto se tem avançado na acreditação do curso de medicina veterinária no Sistema ARCU-SUR. O sistema, que visa potencializar a capacidade das universidades, é um acordo entre os Ministros de Educação da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile.

 

 

A segunda palestra do período vespertino foi apresentada pela professora Claudia Turra Pimpão, Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária da PUC-PR. Ao descrever o histórico da matriz curricular do curso e os avanços estruturais da Universidade, destaca a importância de projetos comunitários e atividades complementares na formação do acadêmico.

 

 

O professor Eros Luis de Souza, Coordenador do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade Evangélica do Paraná, descreve a experiência na utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem e as adequações necessárias no ambiente em sala de aula para o novo planejamento de ensino.

 

 

Professora Carmem Grumadas, presidente da Comissão Estadual de Ensino da Medicina Veterinária – CRMV-PR, finalizou a reunião com apresentação do perfil curricular dos Cursos de Medicina Veterinária do Paraná e, logo após as considerações finais, moderou debate onde todos os participantes discutiram as propostas de ações.

 


Voltar
Top