Geral
Técnicos de MG visitam frigoríficos de peixes em Cascavel e Santa Helena
Técnicos do Município de Alfenas, Minas Gerais, estiveram na semana passada em Cascavel, onde visitaram frigoríficos de peixes instalados no município e que possuem registro no SIM/POA (Serviço de Inspeção Municipal de Cascavel). A visita foi acompanhada pelo médico veterinário da Secretaria de Agricultura, João Carlos Koehler.
Segundo os técnicos de MG, a visita teve por objetivo buscar informações referentes ao modelo das plantas instaladas, a tecnologia utilizada, o custo de produção, o processo de industrialização e produtos elaborados, ao sistema de embalagem, armazenamento, distribuição e formas de comercialização do produto. “O método de produção de peixes naquela região é no sistema de tanques rede, diferente da região Oeste do Paraná que é em sua maioria em tanques escavados”, comenta Koehler.
Foram visitados três estabelecimentos de peixes de pequeno e médio porte, que abatem cerca de 10 toneladas de peixes por dia, gerando 45 empregos diretos. “A agroindústria de Cascavel tem sido referência para outros municípios e Estados, por se destacar na diversidade de produtos industrializados e de grande interesse ao consumidor. Os estabelecimentos de Produtos de Origem Animal encontram-se habilitadas no Serviço de Inspeção desde 1997 e mais recentemente ao Sisbi”, ressalta.
O Município de Santa Helena também foi rota dos técnicos de Minas Gerais, lá conheceram um entreposto de peixes pertencente a Cooperativa de Pescadores, a COOPESCA, que produz, em parceria com a Itaipu, a polpa do peixe comercializada no programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal (PAA), utilizada em merenda escolar.
Fonte: Prefeitura de Cascavel, com adaptação CRMV-PR