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Código de Defesa do Consumidor abordado em evento do CRMV-PR


Publicado em: 01/08/2014 16:05 | Categoria: Geral | Autor: Diogo

 


A função primordial do Conselho é fiscalizar, mas também orientar. Neste sentido o CRMV-PR, em parceria com a ANCLIVEPA, realizou nesta última quinta-feira, 31/07, o Seminário “Código de Defesa do Consumidor x Médico Veterinário - Conflitos e Soluções”. O intuito é a capacitação profissional e a aproximação do médico veterinário ao novo modelo de mercado.

 

Maurício Tozetti, médico veterinário, advogado e idealizador do evento, saldou palestrantes e o público em geral, e ressaltou a importância que o profissional tem em saber que o Código de Defesa do Consumidor pode ser um aliado em suas negociações.

 

“Além de fiscalizar, estamos investindo na capacitação profissional”, destaca Eliel de Freitas, presidente do CRMV-PR.

 

“O profissional está pronto para o novo modelo de mercado?”, pergunta Alcion Alves da Silva, primeiro palestrante da noite. Todo médico veterinário precisa de uma estratégia de gestão em seu negócio, dentro do seu ambiente de mercado é ele a parte favorecida, pois é o profissional quem detém o conhecimento técnico. Destacou a importância de pautar o seu trabalho na ciência, hoje a clínica é baseada em evidências e não em experiência pessoal. Finalizou destacando três pontos fundamentais de um atendimento: exame clínico, planos de tratamento e, tão importante como os dois primeiros, o contrato.

 

O Desembargador José Sebastião Fagundes Cunha citou questões controvertidas na responsabilidade civil do médico veterinário. Exemplificou casos verídicos da sua experiência jurídica e enfatizou a importância em registrar documentalmente as negociações entre fornecedor e consumidor. “Ao julgar um caso, trabalhamos com evidências”, menciona.

 

“O fornecedor deve entender a importância do conhecimento profissional, o consumidor é leigo precisa ser bem informado”, destaca Claudia Francisca Silvano, diretora do PROCON-PR. Em sua palestra, última da noite, apresentou o sistema de trabalho do PROCON-PR e frisou a mudança do perfil do consumidor. “Hoje o consumidor está mais atento e com a velocidade da mídia é mais fácil buscar os seus direitos”.


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