1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Nova etapa de reuniões discute ensino da medicina veterinária no Paraná


Publicado em: 22/08/2014 13:40 | Categoria: Geral | Autor: Diogo

 


Coordenadores dos cursos de Medicina Veterinária e membros da Comissão de Ensino do CRMV-PR, reunidos hoje, 22, na Sede do Conselho, em Curitiba. Com um novo formato, setorizado e dividido por regiões do Paraná, este novo ciclo de reuniões permite, aos coordenadores e representantes das instituições de ensino, estreitar a relação com a Comissão e exporem de forma mais clara e efetiva suas ideias, dificuldades e opiniões.

Professora Carmem Grumadas, presidente da CEEMV, apresenta o papel da Comissão aos participantes, “nós temos a função de planejar, avaliar e orientar as ações do CRMV-PR nas questões relacionadas ao ensino, e esse trabalho deve ser subsidiado pelos coordenadores”, disse. Base de ensino nas universidades, abertura de cursos, grade curricular, são alguns dos assuntos discutidos na reunião.

Nos últimos dois anos, a PUC-PR passou por uma reformulação curricular que visa uma equalização com demais PUCs do estado, conta a professora Rita Maria, coordenadora adjunta e representante da instituição. “O novo currículo ainda passa por adaptações e tem boa aceitação pelos acadêmicos”; comenta também que a Universidade tem muito a crescer e contribuir com a profissão, pois a atual Reitoria trabalha com excelente incentivo à pesquisa. Em 2015, o curso de medicina veterinária da PUC-PR completará 20 anos.

O curso mais concorrido do vestibular de inverno da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, Unicentro, é o de medicina veterinária, com 48,7 candidatos por vaga, conta Giuliana Botelho, coordenadora desde 2013. O curso é bem procurado por diversos fatores, um deles é o Hospital Veterinário bem regulado, que dispõe de regime de plantão e uma excelente rotina clínica-escola. Recentemente, a Unicentro entrou com um pedido de mestrado e aguarda aprovação.

A Faculdade Evangélica do Paraná, Fepar, representada pelo professor Uriel Andrade, é uma das duas instituições de ensino do Brasil, indicadas pelo MEC, a trabalhar com um modelo de ensino mais humanista e social. Uriel citou “a importância que a comissão tem em proteger a profissão do médico veterinário”, e também comentou sobre a parceria que a Fepar tem com a Prefeitura de Curitiba.

Este é o primeiro encontro neste formato regional. Na sequência, serão realizadas reuniões em Londrina, dia 24 de setembro, e em Cascavel, 10 de outubro.
 


Voltar
Top