Medicamentos veterinários falsificados são nocivos para saúde animal e humana

Publicado em: 12/11/2014 08:41 | Categoria: Geral | Autor: Diogo

O Brasil por ser um dos grandes exportadores de carne do mundo está enfrentando um problema grave na pecuária: A Pirataria dos Produtos Veterinários. Esse uso prejudica a saúde humana, animal e meio ambiente além de ser crime previsto no artigo 184, parágrafo 2º, do Código Penal leva a multa e prisão tanto para quem fabrica quanto para quem compra o produto para uso no animal de produção.

Segundo produtores rurais, estes produtos falsificados representam 15% no mercado, o equivalente, a 600 milhões anuais, uma situação de extrema preocupação principalmente, para os veterinários e produtores rurais.

A produção de medicamentos veterinários exige conhecimento científico, técnico e prático para serem comercializados. Além da área farmacológica, o Médico Veterinário tem conhecimento na fisiologia e patologia, na área de inspeção e tecnologia e com esta capacidade sabe da interferência que estes produtos falsificados podem interferir na saúde animal alterando também, na qualidade da carne e leite e, podendo até levar doenças graves ao consumidor final.

Segundo o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Dr. Eliel de Freitas, o uso de medicamentos falsificados ou contrabandeados podem causar danos à saúde dos animais e consumidores, “além de muitos prejuízos á sanidade, ao bem estar animal e ao mercado brasileiro; este cenário pode prejudicar a imagem do país e até representar um fechamento de importantes mercados ao Brasil”, declara Freitas.

Assim, com todos estes problemas, foi realizada uma campanha denominada: “Campanha Antiparasitária de Produtos Veterinários”, em setembro na 37° Expointer, uma iniciativa desenvolvida pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (SINDAN) e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e mais 14 entidades.

A ideia da Campanha é alertar os ingredientes da cadeia produtiva de proteína animal dos graves riscos por meio deste uso indiscriminado de medicamentos falsificados, contrabandeados sem registro e com as formulações caseiras, sem registos em órgãos públicos oficiais e sem conhecimentos científicos.

Todos os produtos veterinários precisam ter registro no MAPA, nome do Princípio Ativo, concentração, volume, lote, cnpj, nome do Médico Veterinário responsável, endereço da empresa, telefone, língua do país fabricado, e precisa estar certificado e disponível no site do MAPA e SIDAM para qualquer cidadão.

Priscilla Jerez Moreira - MTB 62339-SP
Assessoria de Comunicação CRMV-PR