Geral
Vídeo alerta sobre pirataria de produtos veterinários
A Campanha Nacional Antipirataria de Produtos Veterinários divulga esta semana um vídeo sobre o tema para ser veiculado na Internet e nos sites das dezenas de associações que apoiam essa iniciativa.
Com o objetivo de conscientizar, o vídeo enfatiza que o uso desse tipo de produto prejudica o rendimento e o desenvolvimento dos rebanhos, pode levar os animais à morte e também colocar em risco a vida dos consumidores de proteína animal.
O filme também alerta que a utilização de medicamento veterinário sem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é crime com pena prevista em Lei, para quem compra e para quem vende. A exibição se encerra com a frase: “Medicamento Veterinário Pirata. Nesse Crime a primeira vítima é você. Produto Pirata prejudica o seu rebanho e reduz seu lucro”.
A Campanha Nacional Antipirataria de Produtos Veterinários foi lançada em nível nacional durante a Expointer 2014 e busca reduzir o espaço dos produtos comercializados de forma ilegal, que hoje representam em torno de 15% do segmento de saúde animal, ou cerca de R$ 600 milhões anualmente.
No site criado para a campanha (http://denuncieprodvetpirata.org) é possível fazer a consulta ao Compêndio de Produtos Veterinários em versão online para verificar se o produto tem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).