Geral
CRMV recebe denúncia de laticínios sem RT e equipamentos de pasteurização
A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Sanitária, encaminhou ao CRMV-PR denúncia de 79 laticínios com falta de responsável técnico e sem equipamento de pasteurização previsto em legislação. O processo de pasteurização é essencial para evitar a transmissão de zoonoses, como: brucelose e tuberculose.
A venda de leite cru para consumo humano é proibida pelo Decreto-lei nº 923, de 10 de outubro de 1969. Considera-se leite cru, todo leite que não passou pelo processo de pasteurização, que pode ser o Ultra Alta Temperatura (UAT) ou de pasteurização lenta, permitido apenas para laticínios de pequeno porte. Em vários estabelecimentos mencionados na denúncia o processo era realizado de forma totalmente artesanal, sendo comum a utilização de panelas e fogões domésticos.
Após análise do processo, o CRMV-PR encaminhou ofício aos inspetores do SIM de cada município, pois todos estabelecimentos estão registrados no serviço de inspeção municipal, para que esclareçam porque os laticínios estão sem equipamentos de pasteurização. Aos fiscais do Conselho, cabe a visita para exigir a presença de médico veterinário como responsável técnico.