Geral
Fiscalização CRMV-PR percorre norte do Paraná e flagra irregularidades
A equipe de fiscalização do CRMV-PR percorreu o norte do Estado e flagrou diversos abatedouros trabalhando de forma irregular e com péssimas condições de saneamento.
Em uma das imagens, observa-se o estado precário de higiene, com grande quantidade de dejetos acumulados nos currais e baias, além de não haver água disponível e o espaço não ser adequado para a quantidade de animais. Em outro local, a sala de matança com abate do animal feito diretamente no chão, sujeitando a carne a um alto grau de contaminação, além de ambiente sujo e com funcionário sem devido equipamento de proteção individual. Já em outro estabelecimento, a marreta é utilizada para insensibilização, método considerado cruel e proibido.
Irregularidades à parte, a questão preocupante é saúde pública. As condições higiênicas e de saneamento afetam diretamente a probabilidade da transmissão de zoonoses, como: teníase, tuberculose, brucelose, leptospirose, raiva, etc. Além de infecção, intoxicação ou toxinfecção alimentar por bactérias, como: Salmonellasp., Sthaphylococcus sp. e Clostridium sp., ou por vírus.
O CRMV-PR lavrou Termos de Fiscalização e encaminhou ofício ao Ministério Público comunicando tais irregularidades.