Geral
CRMV-PR fiscaliza campanha irregular de vacinação pela erradicação da cinomose
Neste último sábado, 20/12, a equipe de fiscalização do CRMV-PR fiscalizou campanha de vacinação pela erradicação da cinomose que acontecia em casa agropecuária, no bairro Jardim das Américas, em Curitiba.
As vacinas estavam sendo realizadas em local inadequado e armazenadas com pouco gelo num dia de elevada temperatura em Curitiba. Não havia controle de temperatura conforme orientações do fabricante da vacina (entre 2 e 8°C). A falta de controle de temperatura das vacinas é capaz de neutralizar ou inativar os vírus, tornando os antígenos da vacina ineficientes e insuficientes para estimular uma resposta imune adequada no animal, ou seja, tornando a vacina ineficaz.
As carteiras de vacinação já estavam com os rótulos das vacinas colados, impedindo qualquer sistema de triagem do lote utilizado no animal, caso o animal apresente algum efeito adverso decorrente da vacinação.
As carteiras de vacinação já estavam carimbadas e assinadas, em desacordo com o artigo parágrafo 3°, do artigo 4° da Resolução CFMV n° 844/2006:
§ 3º A carteira de vacinação ou de aplicação de qualquer produto em animal só pode
ser assinada após concluído o trabalho.
Art. 13. É vedado ao médico veterinário:
III - receitar, ou atestar de forma ilegível ou assinar sem preenchimento prévio receituário, laudos, atestados, certificados, guias de trânsito e outros;
Não havia sistema de triagem dos proprietários dos animais que seriam beneficiados pela campanha, permitindo que tanto proprietários de alta como de baixa renda fossem atendidos, o que prejudica os colegas de profissão. Atender gratuitamente proprietários de animais com alta renda pode ir contra ao conceito de Guarda Responsável tão almejado pelos Médicos Veterinários e Zootecnistas.
Não havia um Médico Veterinário Responsável Técnico pela campanha.
"Perfuro-cortantes devem ser acondicionados em recipientes rígidos e com tampa, respeitando-se o limite de preenchimento, indicado na caixa. Lembramos que o descarpack não deve ficar no chão nem sobre a bancada da pia, onde está sujeito ao contato com água." Fonte: http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/biss/2007/02_010607_pecados_odontologia.htm
Sugere-se considerar que a erradicação de uma doença pela imunização (vacinação) necessita de estudos epidemiológicos que se iniciam por censo populacional. Algumas perguntas devem ser respondidas e avaliadas antes do início da campanha: quantos cães existem no município? Quantos animais precisam ser vacinados e por quanto tempo o índice de vacinação deve ser atingido para obter a erradicação da doença?
Os sistemas de vigilância para alcançar a erradicação ou a eliminação regional de uma doença devem ser excelentes para atingir seu objetivo. Pouquíssimas doenças já foram erradicadas no mundo. Qualquer programa de erradicação ou eliminação de uma doença necessita de muito mais recursos e tempo do que necessitaria um programa de controle da doença. Por esses motivos as estratégias de imunização devem ser cuidadosamente avaliadas para que não passem de um simples gasto de dinheiro e engano ao consumidor.
A cinomose é uma doença de difícil erradicação já que o vírus possui distribuição global e ampla variedade de hospedeiros. Diferentes espécies da ordem Carnívora, como Ailuridae, Canidae, Hyaenidae, Mustelidae, Procyonidae, Ursidae, Viverridae e Felidae são relatadas como susceptíveis à infecção pelo vírus da cinomose.
Os responsáveis pela campanha foram previamente orientados sobre as irregularidades da campanha e tinham a possibilidade de corrigir os erros da campanha antes de sua realização. Como as irregularidades não foram sanadas, os responsáveis foram autuados e devem justificar-se ao CRMV-PR no prazo de 30 dias.
O CRMV-PR considera louváveis as campanhas de vacinação em prol dos animais que atendam a legislação vigente, tragam benefícios reais à saúde única e respeitem os consumidores do serviço.
É dever do CRMV-PR zelar pela saúde e bem estar dos animais e do homem.
Conheça a legislação pertinente:
http://portal.cfmv.gov.br/portal/lei/index/id/338
http://portal.cfmv.gov.br/portal/lei/index/id/234
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078.htm
Denuncie campanhas de vacinação irregulares: http://www.crmv-pr.org.br/?p=fiscalizacao/pagina_adicional&id=5
Saiba o que é:
Cinomose: doença infecciosa altamente contagiosa causada por um vírus. Possui distribuição mundial. Pode afetar vários sistemas de órgãos.
Erradicação de uma doença: eliminação dos casos clínicos da doença e de seu agente etiológico;
Eliminação de uma doença: eliminação dos casos clínicos da doença, sem eliminar seu agente etiológico;
Epidemiologia: estudo das doenças sobre as populações, relacionando múltiplos fatores como o agente etiológico, o hospedeiro e o meio ambiente.
FONTE:
Quinn, P.J.; Markey, B.K.; Carter, M.E.; Donnelly, W.J.; Leonard, F.C. Microbiologia Veterinária e Doenças Infecciosas. Porto Alegre: Artmed, 2005.
Jekel, J.F.; Katz, D.L.; Elmore, J.G. Epidemiologia, Bioestatística e Medicina Preventiva. Porto Alegre: Artmed, 2005.