Fiscalização aponta irregularidades em curso de auxiliar veterinário

Publicado em: 26/01/2015 14:10 | Categoria: Geral | Autor: Thainá Laureano

A fiscalização do CRMV-PR apontou irregularidades em curso de formação de auxiliar veterinário oferecido por um estabelecimento de Paranaguá. A empresa, que já foi autuada por não possuir um médico veterinário como responsável técnico, tem sua apostila revisada por conter o ensino de atividades de competência exclusiva do profissional de medicina veterinária.

Na primeira análise do material, a assessoria técnica apontou a presença de conteúdo invasivo às áreas de atuação do médico veterinário. Após alterações, a apostila passou por nova análise técnica e, segundo parecer do Conselho, apresentou novamente conteúdo impróprio para a capacitação na área.

Todos os cursos ministrados para a formação de auxiliar veterinário exigem a presença de um médico veterinário como responsável técnico. É necessário também que a apostila do curso seja encaminhada para análise da assessoria técnica do CRMV-PR.

É importante destacar que a função de auxiliar veterinário não é regulamentada no Brasil como profissão, sendo reconhecida apenas como área de ocupação profissional pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Esses profissionais se enquadram em atividades de higiene e estética de animais domésticos, não podendo realizar procedimentos não condizentes com sua área de atuação, podendo assim caracterizar o exercício ilegal da medicina veterinária.

Não se deve confundir a função de auxiliar veterinário com a de técnico em veterinária, técnico em enfermagem veterinária ou enfermeiro veterinário, uma vez que tais profissões não existem até o presente momento.