Geral
Seminário Avançado em Biotérios abre discussão nacional
O CRMV-PR realizou nesta quinta e sexta-feira o I Seminário Avançado de RT em Biotérios com a presença de médicos veterinários e pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz e da UNIFAL/MG. Muito elogiado pelos 45 presentes, o evento surpreendeu pelos debates de alto nível e pela oportunidade de abrir o espaço de discussão para um tema ainda em crescimento no Brasil.
“Os médicos veterinários que atuam como responsáveis técnicos em biotérios ganham com este seminário um respaldo maior no sentido de orientação dos seus serviços. O Conselho tem como principal função fiscalizar, mas não menos importante é a sua responsabilidade orientar”, destacou o presidente do CRMV-PR, Dr. Eliel de Freitas.
Um dos pontos de grande interesse foi o Plano de Ação realizado pelo CRMV-PR, em que foram fiscalizados 30 biotérios no estado para verificar as condições estruturais, de sanidade e a presença de um médico veterinário como responsável técnico. O levantamento contará ainda com uma segunda etapa, programada para o segundo semestre, em que todos os estabelecimentos passarão por nova avaliação e as irregularidades serão encaminhadas para os órgãos competentes.
“Queremos ter a noção do quanto estamos devendo para a sociedade, por isso resolvemos fazer esse diagnóstico da atual situação dos biotérios. Pesquisamos as reais necessidades dos RTs e procuramos saber no que realmente estávamos falhando. É preciso dar início ao canal de comunicação em uma via de duas mãos”, destacou Itamara Farias, secretária-geral do CMRV-PR.
O levantamento foi bem recebido pela vice-presidente do CRMV-MG, Therezinha Bernardes Porto, que esteve presente no seminário. “Essa iniciativa me parece inédita no Brasil e deve ser levada para outros estados, porque o mercado de biotérios tem grande importância e pode abrir caminho para os médicos veterinários que entenderem a responsabilidade de um RT”, afirmou.
Para debater os principais métodos adotados nos biotérios, a Dra. Célia Cardoso ministrou a palestra “Manejo de Animais de Laboratório”. Temas importantes como procedimentos anestésicos e infra-estrutura foram abordados com o objetivo de ampliar o conhecimento dos RTs presentes.
Já o Dr. Silvio Moreira Valle destacou as normas e regulamentações do Concea e do ICMBio em relação à fiscalização e a atuação dos profissionais de medicina veterinária na área de experimentos com animais. Outro destaque da palestra de Valle foi a biossegurança, em que pequenos detalhes como a higienização das mãos ganharam a devida importância para o controle sanitário.
Na palestra de encerramento o biólogo Dr. Thales Trèz abordou os desafios enfrentados na substituição do uso de animais no ensino e na pesquisa. Com a presença de diversos professores de universidades do Paraná o assunto foi amplamente discutido, avaliando a evolução destes métodos no país.
O CRMV-PR promove na próxima semana, dias 19 e 20, o II Seminário Avançado de RT em Estabelecimentos Industrializadores de Alimentos para Animais. O evento acontecerá em Londrina e está com as inscrições abertas. Clique aqui para mais informações.