1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

CRMV-PR recebeu o I Seminário de Ensino de Zootecnia da Região Sul


Publicado em: 11/05/2015 10:04 | Categoria: Geral | Autor: Thainá Laureano

 


Nos dias 07 e 08 de maio o CRMV-PR realizou, através da Comissão de Educação da Zootecnia, o seminário de ensino que reuniu coordenadores de curso de instituições de ensino do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Durante os dois dias de reunião, os coordenadores compararam e discutiram a grade curricular dos cursos de graduação em zootecnia para buscar alinhar os ideais na formação de novos profissionais.

O encontro representa o esforço dos representantes da categoria em fortalecer a profissão, que na próxima quarta-feira (13) comemora 49 anos do primeiro curso no Brasil. “É importante a vontade de todos em participar dessa reunião porque precisamos trabalhar juntos para melhorar a formação do profissional de zootecnia. É o momento de propor ideias novas e discutir o que é relevante para a nossa classe”, defendeu o professor Ulysses Cecatto, presidente da Comissão de Zootecnia do CRMV-PR.

Para o presidente do Conselho, Eliel de Freitas, a reunião se faz ainda mais importante pela presença dos três estados do sul. “Quando reunimos representantes da região Sul na ExpoLondrina para reunião administrativa, percebemos que quanto mais caminharmos juntos, melhor para todos”, analisou.

Na quinta-feira a Dra. Adriana Rodrigues, da Universidade Federal da Paraíba, apresentou números comparativos entre as instituições de ensino na palestra “Sinopse estatística dos Cursos de Graduação em Zootecnia na região sul do Brasil”. Para ela, a iniciativa “serve como modelo para o Brasil. O país é muito diversificado e o trabalho em conjunto nos dá a oportunidade de perceber as diferenças e assim formar profissionais capazes de atuar em todos os estados”. Rodrigues defende que as instituições de ensino devem abranger todas as possibilidades de atuação que o estudante poderá vir a seguir no futuro, independentemente da região.

Já na sexta-feira, em palestra sobre “A atuação profissional e as necessidades na formação dos Zootecnistas”, a Dra. Célia Carrer destacou a eficiência que o processo de diálogo entre estados traz para os cursos de graduação. Como coordenadora do curso de zootecnia na USP, Carrer acredita que “os currículos vêm se adaptando a novas perspectivas de atuação no mercado de trabalho. Esses encontros nos ajudam a pensar o currículo de uma forma global e enriquecem o diálogo na medida em que trazem perspectivas regionais”.

Os docentes e representantes ainda participaram de uma palestra de Responsabilidade Técnica para Zootecnista, ministrada pelo Dr. Ricardo Ribeiro, e da discussão sobre a inserção da RT na formação profissional do zootecnista.


Voltar
Top