Geral
Rebanho apresenta 90% de imunização contra aftosa no RS
“A imunização foi satisfatória. A falta de vacinas para produtores enquadrados no Pronaf apenas no começo da campanha não prejudicou. A vacinação se encerrou na época certa”, avaliou nesta terça-feira (13-02) o chefe de Fiscalização e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Fernando Groff.
O especialista ressalva que esse total é “preliminar, com o percentual final devendo ser fechado na próxima semana”. A cobertura vacinal, coordenada pelo Departamento de Produção Animal (DPA), ocorreu de
Os produtores que não vacinaram seus animais durante a etapa serão procurados pelo serviço veterinário da Secretaria da Agricultura, sendo autuados, multados e ainda poderão ter suas propriedades rurais interditadas até a regularização da vacinação.
Além disso, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em abril, algumas propriedades rurais do Estado serão sorteadas para a realização de sorologia dos animais vacinados nessa etapa para observar a eficiência vacinal. O Rio Grande do Sul possui rebanho bovino e bubalino de 13,65 milhões de cabeças.
Fonte: Agrolink