Geral
Paraná discute estratégias de manejo populacional de cães e gatos
A UFPR realizou na última sexta-feira (28) o I Simpósio sobre Manejo Populacional de Cães e Gatos no Paraná, visando debater o tema com foco nas estratégias e ações utilizadas em diversos municípios. O evento contou com a participação de profissionais ligados a prefeituras de todo o Estado, além de representantes das Secretarias Estaduais de Saúde e Meio Ambiente.
Durante o simpósio, os participantes foram separados em grupos para discutir assuntos como legislação, controle reprodutivo, capacitação, parcerias, recolhimento seletivo, destinação e monitoramento.
Como apoiador da iniciativa, o CRMV-PR esteve representado por sua secretária-geral, Itamara Farias, que destacou o papel do Conselho nos trabalhos desenvolvidos pelos municípios. “Sempre que tiver algum projeto relacionado a manejo populacional, a prefeitura deverá encaminhar o mesmo com 60 dias de antecedência para avaliação da Assessoria Técnica e votação da plenária do CRMV-PR”, explicou.
A demanda faz parte das normativas estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária através da Resolução nº 962, de 2010. Para ser aprovado, o projeto precisa estar alinhado também com a Resolução nº 1015 do CFMV, que dispõe sobre as regras para triagem, local e procedimentos autorizados em caso de atendimento a pequenos animais.
“Além disso o projeto precisa obrigatoriamente contar com uma campanha educacional sobre guarda responsável”, destacou a assessora técnica do CRMV-PR, Luiza Schneider, que participou de todos os grupos de discussão.