Médico Veterinário, o profissional da Saúde Única

Publicado em: 09/09/2015 08:11 | Categoria: Geral | Autor: Thainá Laureano

O profissional de medicina veterinária é fundamental para que a relação entre os humanos, animais e o ambiente onde vivem seja harmoniosa e saudável. A interdependência das saúdes humana, animal e ambiental é chamada de Saúde Única, um conceito global reconhecido por diversas organizações internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Saúde Única visa promover a cooperação e colaboração entre médicos veterinários e demais profissionais de saúde e meio ambiente para promover a saúde e o bem-estar de todas as espécies animais e vegetais.

A Campanha do Dia do Médico Veterinário 2015 dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs), comemorado em 9 de setembro, adotou como tema a Saúde Única pensando na presença indispensável dos médicos veterinários nesse contexto.

São eles que inspecionam e avaliam todos os alimentos de origem animal que chegam à mesa do consumidor, cuidam da saúde e bem-estar dos animais domésticos e selvagens, atuam na manutenção e melhoria da qualidade da saúde pública e ainda desenvolvem estudos e pesquisas científicas em busca de novos produtos, vacinas, tratamentos e erradicação de doenças.

O Sistema CFMV/CRMVs defende a integração entre as diferentes áreas envolvidas na Saúde Única com o objetivo de formar profissionais capazes de atuar na saúde pública e de informar as pessoas sobre a importância de se preocupar com o tema.

A campanha foi pensada com a intenção de divulgar amplamente a presença do médico veterinário na Saúde Única e como sua atuação faz parte de pequenos detalhes da vida das pessoas, como comer um queijo ou tomar um copo de leite no café da manhã. Foram produzidas peças diversas, que serão divulgadas em diferentes mídias com esse intuito.

Conheça algumas delas:

• Uma página temática sobre Saúde Única foi lançada no Portal do CFMV -
saudeunica.cfmv.gov.br . A página será um espaço fixo no site do CFMV e contará com conteúdos exclusivos sobre o tema, entre eles matérias, artigos, entrevistas, vídeos e publicações de referência, além de todas as peças da campanha.

• Cartazes da campanha foram distribuídos nas Instituições de Ensino e nos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMV) de todo o Brasil.

• Anúncios da campanha serão veiculados nas revistas Época, Globo Rural e revista de bordo da Azul.

• Na próxima edição da Revista CFMV (nº 66), também haverá um anúncio especial acompanhado de uma matéria sobre o tema.

• A campanha também será divulgada por meio de spots de rádio e por meio de um vídeo curto de 30 segundos – VT - sobre Saúde Única. O VT será veiculado em emissoras como GNT, Studio Universal, Warner, Megapix e Canal Rural e também será exibilido em salas de cinema de todo o país durante o mês de setembro. Além disso, o vídeo será disponibilizado no Facebook e no canal do CRMV-PR no Youtube.

Parabéns a todos os médicos veterinários do país!