Geral
Proposta inédita une comissões do CRMV-PR e docentes de veterinária
A Comissão Estadual de Educação da Medicina Veterinária (CEEMV) do CRMV-PR propôs no mês de agosto uma iniciativa inédita: reunir as comissões de meio ambiente, sanidade e bem-estar animal com docentes de medicina veterinária do Paraná com o objetivo de discutir os temas atuais da profissão. A proposta se transformou no 1º Encontro de Atualização em Temas Emergentes da Medicina Veterinária, realizado na última segunda-feira (14) na cidade de Curitiba. Uma nova edição está programada para 19 de outubro em Londrina.
“A intenção é, em conjunto com as comissões, compartilhar a experiência nestes temas emergentes no sentido de apresentar novos conceitos. Na minha época de graduanda, esses temas eram abordados nebulosamente”, destaca a professora Carmen Grumadas, presidente da CEEMV.
O encontro foi marcado por palestras de integrantes das comissões e mesas de discussão, nas quais foram estudadas as possibilidades de inserção destes conteúdos em sala de aula. “São temas que têm gerado uma demanda profissional crescente e precisamos formar dentro das Universidades um profissional capacitado a preencher as vagas”, afirma Ricardo Vieira, integrante da Comissão de Sanidade Animal. Em sua apresentação, Vieira destacou os principais programas sanitários do país e as doenças de notificação obrigatória.
A Comissão de Meio Ambiente contou com quatro palestras, mostrando a importância do tema e sua relação com a medicina veterinária. “O meio ambiente é a área de maior atuação do médico veterinário, é preciso que os formandos tenham uma visão socioambiental”, defende Mauricio Tozetti, presidente da comissão.
Embora participem de comissões que abordam temas diferentes, todos os integrantes presentes demonstraram interesse em fazer dos novos profissionais mais preparados e completos para o mercado de trabalho. Para Andreia de Paula, da Comissão de Bem-Estar Animal, a proposta é “inovar no ensino da medicina veterinária no Paraná. Queremos engajar os coordenadores para trabalharmos juntos às Universidades e assim garantir que os alunos estejam preparados. É essencial que criemos materiais com conteúdo científico para capacitar os professores”.
Esta foi a primeira etapa do projeto, que veio em momento oportuno com a reformulação curricular do curso de veterinária da UFPR e da criação do curso na Universidade Positivo, além das outras instituições de ensino que se mostraram abertas a novas ideias. “Não importa a quantidade de pessoas que reunimos, mas sim a certeza de que todos que se esforçaram para participar estão engajados em fortalecer a medicina veterinária. Alguém precisa dar o primeiro passo”, finaliza Carmen.
Participaram do encontro Carmen Grumadas, Rodrigo Jesus Paolozzi e Aurelino Menarim, da Comissão Estadual de Educação da Medicina Veterinária; Ricardo Vieira e Marta Cristina Diniz de Freitas, da Comissão de Sanidade Animal; Maurício Tozetti, Carlos Belz, Rafael Haddad e Marcelo Faria Cardoso, da Comissão de Meio Ambiente; Andreia de Paula, da Comissão de Bem-Estar Animal; coordenadores e docentes de medicina veterinária do Paraná.
1º Encontro de Atualização em Temas Emergentes da Medicina Veterinária - Londrina
Data: 19 de outubro de 2015
Local: Sociedade Rural
Parque de Exposições Ney Braga – Londrina/PR
Inscrições: http://www.crmv-pr.org.br/?p=inicial/evento_detalhes&id=1480
Mais informações: (41) 3218-9462