Geral
A importância da prevenção do câncer de mama em animais
No mês da campanha do Outubro Rosa, as atenções estão voltadas para o câncer de mama em humanos. Mas o que muitos não sabem é que a incidência da doença pode ser igualmente alta em cães e gatos, principalmente nas fêmeas. O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) ressalta que a prevenção da doença é fundamental e deve ser feita por meio da castração precoce, além da observação constante de seu animal e consultas frequentes ao médico veterinário.
O câncer é uma doença que atinge, principalmente, animais de estimação e pode ser desenvolvida por alguns fatores, como a idade avançada, a exposição à poluição, entre outros. Normalmente a doença atinge animais mais velhos e que não foram castrados ou que foram castrados após diversos cios.
A castração precoce é a forma mais indicada de prevenir a proliferação de tumores mamários e deve ser feita preferencialmente antes do primeiro cio das fêmeas. Deixar o animal cruzar ou ter uma ou mais gestações, ao contrário do que muitos pensam, não previne o câncer de mama. A importância dos exames também é fundamental. Uma dica é sempre apalpar a barriga de seu animal e observar as mamas. Caso note qualquer alteração ou nódulo, vá imediatamente a um médico veterinário.
Quanto mais cedo for detectado o problema, maiores serão as chances de cura. “A prevenção e o controle do câncer de mama são fundamentais, pois muitas vezes só vemos o paciente quando ele já está doente”, afirma o secretário-geral do CFMV e médico veterinário, Marcello Roza.
Atualmente já existem vários tipos de tratamento contra a doença. Caso o animal seja identificado com o câncer, o mais indicado é a cirurgia para extração dos tumores ou das mamas. Em casos mais extremos, além da cirurgia, pode ser feita a quimioterapia antineoplásica.
Fonte: CFMV