Comissões discutem atuação de médicos veterinários na saúde pública

Publicado em: 28/10/2015 15:13 | Categoria: Geral | Autor: Thainá Laureano

As Comissões Nacional e Regionais de Saúde Pública Veterinária do Sistema CFMV/CRMVs estiveram reunidos em Brasília na última terça-feira (27) para elaborar planos de ação para estimular a atuação dos médicos veterinários na vigilância em saúde, no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), além de elaborar estratégias para diagnosticar o impacto das políticas de zoonoses no exercício da Medicina Veterinária. O CRMV-PR esteve representado pela presidente da Comissão de Saúde Pública Veterinária do Paraná, Thaila Francini Corona.

Durante o VI Fórum os participantes conheceram o Planejamento Estratégico do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e compartilharam informações sobre os trabalhos desenvolvidos pelas comissões regionais. Integrante da Comissão de Saúde Pública Veterinária do CRMV/BA, Danielle Nascimento, elogiou a dinâmica de trabalho dividida em eixos temáticos, onde os grupos tiveram oportunidade de debater diferentes propostas e colaborar com ideias. “Esperamos conseguir atender as demandas que foram levantadas aqui, criando um plano de execução dos trabalhos, de acordo com o que é prioridade em cada região”, afirmou.

A presidente da Comissão de Saúde Pública Veterinária do CRMV/RS, Camila Correa Jacques, avaliou positivamente o encontro. “É importante a participação de todos os Regionais para padronizar e construir coletivamente os instrumentos de acompanhamento das ações comuns na área de zoonoses. É uma motivação a mais para as comissões continuarem trabalhando”, afirmou.

O presidente da Comissão de Saúde Pública Veterinária do CRMV/PE, João Alves, avalia o VI Fórum como uma ferramenta para que o Sistema CFMV/CRMVs trabalhe com uma única voz. “Por mais que cada região tenha suas particularidades existem problemas que são comuns. A valorização do médico veterinário na saúde pública é um deles. Um momento como esse em que cada Regional compartilha suas dificuldades e experiências exitosas, cria ferramentas para que novas ações sejam feitas”, afirma.

A presidente da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNSPV/CFMV), Sthenia Amora, destacou a importância da atuação conjunta entre as comissões. “Atuando de forma padronizada conseguimos fazer com que as Comissões Regionais trabalhem ações que correspondam aos objetivos do Sistema CFMV/CRMVs, sem deixar de lado as adequações de acordo com o perfil de cada estado”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Comunicação do CFMV e Assessoria de Comunicação do CRMV-PR