Adapar lança Portaria para empresas que comercializam produtos veterinários

Publicado em: 29/10/2015 10:59 | Categoria: Geral | Autor: Thainá Laureano

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) publicou no dia 27 de outubro a Portaria nº 198/2015, que estabelece normas de fiscalização para estabelecimentos que comercializam, distribuem ou armazenam produtos de uso veterinário de interesse da Defesa Agropecuária do Paraná.

A Portaria estabelece que tais empresas devem estar devidamente registradas junto à Adapar e contar com um responsável técnico homologado no CRMV-PR. Portanto, os RTs devem estar atentos às normas para orientar as empresas às adequações necessárias.

As novas normas incluem requisitos a serem cumpridos pelo estabelecimento quanto a instalações, equipamento e materiais. O documento conta ainda com anexos de relatórios mensais que devem ser preenchidos pelo RT da empresa e enviados à Unidade Local de Sanidade Agropecuária até o 10º dia útil de cada mês.

De acordo com a Portaria, os produtos de uso veterinário de interesse da Defesa Agropecuária do Paraná são:

• vacinas para prevenção de doenças sujeitas ao controle por meio de programas oficiais;
  • vacinas para prevenção de outras doenças infecciosas e contagiosas dos animais de produção;
  • produtos antimicrobianos e antiparasitários de uso em animais de produção;
  • produtos vampiricidas;
  • produtos que contenham substâncias sujeitas a controle especial quando destinadas ao uso em animais de produção.

Faça o download da Portaria nº 198/2015 da Adapar para verificar todas as normas.