Curitiba foi o centro da Medicina Veterinária neste feriado

Publicado em: 04/11/2015 09:38 | Categoria: Geral | Autor: Thainá Laureano

A cidade de Curitiba sediou de 30 de outubro a 2 de novembro dois grandes eventos da medicina veterinária, reunindo mais de dois mil profissionais e estudantes credenciados: o Workshop de Atualização em Defesa Sanitária Animal e o Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária (Conbravet).

Durante o workshop, realizado dia 30 na Universidade Tuiuti, estiveram presentes profissionais cadastrados e habilitados pelo MAPA, emissores de guia de trânsito animal (GTA), responsáveis técnicos e estudantes. O evento teve como objetivo conscientizar os médicos veterinários de sua responsabilidade em relação à sanidade animal e suas obrigações junto ao serviço veterinário oficial (SVO).

“A defesa sanitária animal é responsabilidade de todos, por isso é preciso que o profissional de medicina veterinária esteja sempre atento às doenças de notificação obrigatória e, principalmente, que notifique”, ressaltou Rafael Gonçalves, gerente de Saúde Animal da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

Para Ellen Laurindo, fiscal federal do MAPA e integrante da Comissão de Sanidade Animal do CRMV-PR, “o serviço veterinário oficial do Brasil pode ser comparado ao de outros países, inclusive os mais desenvolvidos, mas ele só é eficiente se contar com a participação efetiva dos profissionais da iniciativa privada”.

O workshop serviu também para esclarecer dúvidas e abordar temas específicos, dividindo-se em quatro salas: aves, suínos, bovinos e equinos. Além de Laurindo, estiveram presentes Ricardo Velho Vieira e Mara Freitas, ambos fiscais federais da Adapar e integrantes da comissão do CRMV-PR. O presidente do Conselho, Eliel de Freitas, participou da abertura e ministrou a palestra “Aspectos éticos da notificação obrigatória”.

Já o Conbravet reuniu grandes nomes da medicina veterinária brasileira para debater temas como pecuária orgânica, medicina veterinária militar, saúde pública, aquicultura, pequenos e grandes ruminantes, pequenos animais, animais selvagens, entre outros.

O evento contou ainda com 523 trabalhos científicos aprovados e expostos e os lançamentos dos livros "O Veterinário na Segurança Alimentar. Passado, presente e futuro", do Professor Doutor Milton Thiago de Mello, e "Virtuosa Missão", da Academia Paulista de Medicina Veterinária.

De acordo com os organizadores, esta foi “uma das maiores edições das últimas décadas do Conbravet. Estamos fazendo história”.