1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

CRMV-PR e Concea fazem visita técnica a biotério do Paraná em ação conjunta


Publicado em: 19/11/2015 14:31 | Categoria: Geral | Autor: Thainá Laureano

 


O CRMV-PR realizou nesta quarta-feira (18) uma visita técnica conjunta com o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) no biotério da Faculdade Evangélica do Paraná (Fepar). A vistoria é fruto de parceria firmada entre o CFMV e o Concea em outubro deste ano com o objetivo de fazer orientações técnicas a instituições que utilizam animais com fins de ensino ou pesquisa.

Na dianteira neste processo de fiscalização dos biotérios, o CRMV-PR realizou de 2014 a 2015 a vistoria nos 30 estabelecimentos existentes no Estado buscando garantir a presença de um médico veterinário como responsável técnico e orientar quanto a melhorias estruturais necessárias.

“Nós colocamos este Plano de Ação em prática há aproximadamente um ano e pudemos observar algumas mudanças necessárias nos biotérios do Paraná. No caso da Fepar, já estivemos aqui em 2013 e 2014 e percebemos as melhorias realizadas nestes dois anos”, destacou Luiza Schneider, fiscal do CRMV-PR que esteve presente na visita conjunta. Representando o Concea, participou Rita de Cássia Garcia, conselheira do órgão.

O médico veterinário responsável técnico pelo biotério, Eros Luiz de Souza, acompanhou a vistoria e prestou esclarecimentos quanto ao controle de entrada, armazenamento de ração, métodos de eutanásia, descarte de resíduos, entre outras questões abordadas pelo formulário pré-estabelecido pelo CFMV e pelo Concea.

Já os funcionários responsáveis pelo acompanhamento diário do local, Rosinei do Vale e Lilo Coradaci, afirmaram ter recebido capacitação tanto do RT quanto de profissionais de outras áreas como meio-ambiente para a realização de suas atividades; o estabelecimento apresentou também seu Manual de Boas Práticas e de Procedimentos Operacionais Padrão (POP).

Eros, que integra a Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) da instituição, destacou ainda os pontos decisivos analisados para a aprovação dos projetos. “Sempre verificamos a real necessidade da utilização dos animais para a pesquisa além de garantir que o projeto inclua o controle da dor e o método de eutanásia a ser aplicado”, explicou.

A visita teve duração de aproximadamente duas horas e ambas as representantes aprovaram a iniciativa proposta de padronizar as vistorias. “Esta iniciativa é ótima tanto para os responsáveis técnicos, que serão orientados sobre como proceder em relação ao estabelecimento em que trabalham, quanto para os órgãos de fiscalização, que poderão observar de perto a real situação dos biotérios do seu estado. É importante que fiscalizemos para garantir o bem-estar dos animais e para assegurar padrões estruturais que garantam a validade das pesquisas”, finalizou Schneider.

 


 


Voltar
Top