Geral
Seminário abre debate sobre o ensino da Medicina Veterinária no Brasil
A cidade de Brasília recebeu de 16 a 18 de novembro o XXII Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária, que contou com a participação de coordenadores de curso, professores e estudantes de mais de 60 Instituições de ensino superior. O CRMV-PR esteve representado por integrantes da Comissão Estadual de Educação da Medicina Veterinária (CEEMV).
Como tema central foram abordadas as avaliações dos cursos de veterinária em todos os seus níveis, desde as exigências do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes-INEP) até as realizadas como parte do processo da acreditação internacional de cursos de graduação pelo Sistema ARCU-SUR.
De acordo com o presidente da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária (CNEMV/CFMV), Felipe Wouk, as avaliações seguem tendências internacionais adotadas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) com a finalidade de garantir a qualidade do ensino da Medicina Veterinária.
Para o professor João Carlos Pereira, integrante da CNEMV/CFMV e da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), a cultura de avaliação ainda está sendo construída. "O Enade é uma importante ferramenta de gestão e os coordenadores já estão mudando sua percepção ao usar indicadores do relatório que mostram onde a qualidade do curso está mais fragilizada", disse.
Durante as discussões promovidas entre os participantes, constatou-se que o processo de contratação de novos docentes para os cursos de veterinária tem grande importância na formação de profissionais com o perfil recomendado pela OIE, nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e em projetos pedagógicos dos cursos.
“Em geral os docentes da área não possuem formação pedagógica, por isso foi criada uma Comissão de Coordenadores de Curso com o objetivo de discutir e propor soluções para resolver esta e outras questões relacionadas ao ensino”, destacou a professora Carmen Grumadas, presidente da comissão de ensino do CRMV-PR.
Dentre as missões estabelecidas para o grupo está a de organizar o Fórum de Coordenadores dos Cursos de Medicina Veterinária. Para representar o Paraná nesta recém-criada comissão foi escolhida a professora Cláudia Turra Pimpão, Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC- PR).
“As reflexões feitas durante o seminário conduziram os participantes ao diagnóstico de problemas reais relativos à gestão dos cursos e à formação dos estudantes. O evento convidou todos nós à ação”, completou Grumadas, que acredita na eficiência dos debates estabelecidos.
Também estiveram presentes no encontro Aurelino Menarim Junior, Masahiko Ohi, Ricardo Souza Vasconcellos, Rodrigo Jesus Paolozzi e Ricardo Vilani, todos membros da CEEMV, entre outros coordenadores de cursos do Paraná.
Texto: Assessoria de Comunicação do CRMV-PR
Foto: Assessoria de Comunicação do CFMV