CRMV-PR participa da reativação do Conselho de Sanidade Animal de Catanduvas

Publicado em: 17/12/2015 10:20 | Categoria: Geral | Autor: Thainá Laureano

No início de dezembro o município de Catanduvas realizou reunião para estabelecer a reabertura do Conselho de Sanidade Animal, elegendo como presidente o médico veterinário Juliano Vial. Exigido por lei estadual em todas as cidades do Paraná, o CSA tem como função unir órgãos públicos e profissionais da iniciativa privada para promover a melhoria da vigilância agropecuária do município.

Representando o CRMV-PR esteve presente o conselheiro Piotre Laginski, que compartilhou sua experiência de sete anos como chefe do núcleo regional da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento em Cascavel. “Durante o encontro debatemos como tratar as questões de sanidade, em especial a brucelose e a tuberculose. Estudamos ainda as ações que podem ser realizadas junto aos produtores para que tenhamos mais controle com relação a estas doenças”, resumiu.

Laginski aproveitou a oportunidade para colocar o CRMV-PR à disposição do CSA, afirmando que “podemos trabalhar junto aos responsáveis técnicos dos laticínios para que estes realizem os exames necessários”. Para ele, a participação dos profissionais de veterinária junto ao Conselho de Sanidade é essencial, uma vez que “a reponsabilidade da sanidade é, sim, dos médicos veterinários, principalmente daqueles que trabalham no campo”.

Foto: Assessoria Emater.