Geral
CRMV-PR discute a liberação de armamento para RTs de zoológico
A Comissão de Animais Selvagens do CRMV-PR se reuniu nesta terça-feira (2) com a Polícia Federal para discutir a liberação de armamento de aniquilação para médicos veterinários que atuam como responsáveis técnicos de zoológico no Paraná. O porte deste tipo de arma tem como objetivo preservar a segurança da sociedade em caso de fuga de animais ferozes como leões, tigres, chimpanzés, etc.
Segundo orientações do Manual de Responsabilidade Técnica do CRMV-PR, os RT’s de zoológico devem ser treinados para a captura destes animais com zarabatanas e armas de arremesso de dardo, mas também devem possuir o armamento de aniquilação para casos extremos.
Além disso, cabe ao responsável técnico estabelecer um protocolo junto aos demais funcionários do local incluindo procedimentos de segurança como isolamento perimetral, portas corta-fugas, equipamentos de captura e contenção como redes, puçás e caixas de transporte.
O encontro foi realizado no SINARM (Sistema Nacional de Armas) e contou com a presença dos médicos veterinários Rogério Lange e Fábio Goes, além de uma assessora técnica e um advogado da Autarquia. De acordo com o presidente da comissão, José Ricardo Pachaly, o próximo passo é se reunir com o Departamento de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército.