Zootecnistas da região de Dois Vizinhos se capacitam em Seminário de RT

Publicado em: 07/05/2016 11:43 | Categoria: Geral | Autor: Thainá Laureano

O CRMV-PR realizou, pela segunda vez, um Seminário Básico de Responsabilidade Técnica voltado aos profissionais e estudantes de zootecnia. O evento aconteceu na última sexta-feira (06) no auditório da UTFPR de Dois Vizinhos e fez parte da Semana Acadêmica de Zootecnia; foram mais de 100 participantes. Quem também esteve presente foi Magnos Fernando Ziech, coordenador do curso de zootecnia da UTFPR, que agradeceu a presença de seus alunos e ao Conselho pela realização de um evento de tamanha importância.

“Esta demanda por um evento mais voltado à zootecnia vem por acreditarmos que exemplos mais relacionados às áreas de atuação da profissão podem auxiliar no entendimento. O primeiro desses eventos aconteceu em 2015 em Maringá e hoje nós atendemos ao pedido da região de Dois Vizinhos”, explica a zootecnista e conselheira Ana Alix, que abriu a tarde de palestras explicando a função do CRMV-PR e dando um panorama geral sobre o número de estudantes e egressos do curso.

Logo após foi a vez do médico veterinário, advogado e conselheiro Maurício Tozetti apresentar o tema “A responsabilidade civil, administrativa, penal e socioambiental do Zootecnista”. De acordo com Tozetti, “o responsável técnico é um diferencial da empresa, ele agrega valor aos produtos. E ele precisa saber, desde o início, que tem a responsabilidade de realizar suas atividades de maneira ética”. O advogado alertou ainda sobre a importância de cuidados básicos que muitas vezes são menosprezados, como se atentar a qualquer documento a ser assinado e a documentar tudo que realizar. Tais ações, afirma, podem evitar complicações nas esferas administrativa e judicial.

Para o conselheiro Nestor Werner, que fez a abertura do seminário, este é um dos temas mais importantes. Em sua fala, Werner orientou os profissionais a “fazer somente aquilo que sabem fazer. O que não sabem, procurem alguém que saiba ou aprendam. Independente da carga horária que um responsável técnico venha a cumprir na empresa, a responsabilidade civil que ele assume é 24h”.

O recado foi entendido pelo estudante Eduardo Felipe do Nascimento, que disse ter aprendido que “a responsabilidade de assumir uma posição como essa é muito grande. Envolve legislação e é preciso estudar muito”.

Já Carlos Guedes, consultor do SEBRAE, falou aos presentes sobre empreendedorismo. Para o estudante Luam Carlos Bonette, do 9º período, “a palestra sobre empreendedorismo foi muito importante, porque não aprendemos isso em sala de aula. É importante a motivação que é passada sobre ser um diferencial, superar desafios”, afirma.

Ao final a assistente técnica e fiscal Luza Schneider apresentou o Sistema Eletrônico de Registro de Atividades do RT  - Sistemart, desenvolvido pelo CRMV-PR para facilitar a documentação de atividades dos responsáveis técnicos.