1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Profissionais aprendem conceitos de gestão para melhorar produtividade


Publicado em: 17/05/2016 13:47 | Categoria: Geral | Autor: Thainá Laureano

 


O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná promoveu na última sexta-feira e sábado, em Londrina, um curso de 16h que disseminou conceitos de gestão de propriedade rural com ênfase na cadeia produtiva de carne bovina. Destinado a médicos veterinários e zootecnistas, o evento veio atender a uma demanda gerada pelos próprios profissionais em 2013, durante o ciclo de debate “Pecuária de Corte do Paraná – Onde estamos, Para onde vamos?”, no qual 71% dos participantes afirmaram necessitar de capacitação e treinamento nas áreas de gestão e administração de negócios.

Foram dois dias de imersão no tema, muito bem explanado pelo experiente professor doutor Julio Otávio Jardim Barcellos, que é especialista em Sistemas de Produção Animal e coordenador do Núcleo de estudos em sistemas de produção de bovinos de corte e cadeia produtiva (NESPRO) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

“É muito importante esta iniciativa do CRMV-PR em oportunizar a vinda do professor Julio Barcellos porque, além de ele ter uma grande experiência na questão da gestão da propriedade e da cadeia de carne, ele está sempre atualizado”, explica o médico veterinário e professor da Universidade Estadual de Londrina Wilmar Sachetin Marçal, que participou da capacitação.

Para Barcellos, os profissionais que tiveram a oportunidade de adquirir os conhecimentos de gestão dos recursos humanos, da tecnologia, dos recursos financeiros e do capital neste curso terão mais chances de sucesso a partir de agora. “Quem utilizar essas ferramentas em uma fazenda de pecuária certamente obterá diferenciais nos aspectos produtivos e irá melhorar o estágio financeiro e de resultados econômicos que a fazenda pode alcançar”, acredita.

Além da teoria, a parte prática também fez parte da programação. Este, aliás, foi o conteúdo que mais agradou a estudante Amanda Figueiredo Marques, que atualmente faz estágio na área da bovinocultura de leite mas pretende voltar a atuar com o gado de corte. “No momento eu trabalho na parte de leite, mas fiz estágio em Belo Horizonte com gado de corte e vi que realmente preciso desta experiência que o curso traz.

A parte mais didática, com cálculos, é algo muito importante na hora da prática”, avalia.
Ao que se pôde observar no final do dia, o “Curso de Atualização na Cadeia Produtiva de Carne Bovina” trouxe um saldo positivo àqueles presentes. “Não só os ensinamentos dele, como a experiência, os dados científicos que ele tem gerados pelo núcleo que ele dirige na UFRGS são extremamente importantes e são facilmente propagados por todo o Brasil, principalmente nas regiões onde a pecuária se faz muito presente”, finaliza Wilmar Sachetin Marçal, que promete dividir o conhecimento com os seus alunos na primeira oportunidade que encontrar.

Para os que não puderam participar da capacitação em Londrina, uma nova edição está marcada para os dias 17 e 18 de junho na cidade de Cascavel. Faça a sua inscrição – o curso é gratuito: http://www.crmv-pr.org.br/?p=inicial/evento_detalhes&id=1517


Voltar
Top