1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Emater comemora 60 anos de atividade no Paraná


Publicado em: 23/05/2016 14:08 | Categoria: Geral | Autor: Thainá Laureano

 


A Emater – Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural completou na última sexta-feira, dia 20 de maio, 60 anos de atuação no Estado. A data foi comemorada na Sede do instituto, em Curitiba, e contou com a presença de extensionistas e entidades ligadas ao agronegócio paranaense.

O presidente do CRMV-PR, Eliel de Freitas, esteve presente e recebeu, em nome do Conselho, uma homenagem como entidade importante na estruturação e fortalecimento da Emater no decorrer dos anos.



“Essa é uma data festiva em que queremos expressar nosso agradecimento às entidades aqui presentes pois todas contribuíram para fazer do Paraná o Estado forte e competente que é”, afirmou Rubens Niederheitmann, presidente da Emater, durante a cerimônia de abertura.

Foi em 20 de maio de 1956 que o Instituto contratou o primeiro grupo de técnicos para prestar assistência a pequenos produtores rurais; hoje, já são mais de mil funcionários de 40 categorias profissionais - entre eles zootecnistas e médicos veterinários.

Segundo o Secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, o objetivo para os próximos anos é ainda maior. "Temos que agradecer por essa moderna e competente agricultura, mas temos também que olhar para o futuro. Atualmente existem de 100 a 120 mil pequenos produtores que não têm assistência, então o nosso desafio é chegar até eles”, disse.

E foi com esse tom de desafio e novos projetos que foi encerrado o evento comemorativo da Emater. Com a expectativa de que os técnicos agrícolas e os extensionistas possam levar às propriedades as possibilidades de tecnologia para modernizar o agronegócio paranaense.

EXTENSIONISTA

O médico veterinário Eliel de Freitas, presidente do CRMV-PR desde 2011, é também um extensionista da Emater. Formado em Medicina Veterinária em julho de 1976, Eliel ingressou no quadro funcional do Instituto no mesmo ano, atuando no município de Santo Inácio. Passou ainda por Nova Esperança e Paranavaí, onde trabalhou com a pecuária leiteira.

Em 1990 foi transferido para Curitiba e passou a coordenar a Expotiba; ainda na capital, tornou-se Coordenador de Pecuária de Corte e, de 2003 a 2006, foi diretor administrativo. Antes de assumir a presidência da Autarquia, Eliel de Freitas foi também Diretor Geral da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab). 


Voltar
Top