Acadêmicos de medicina veterinária de Toledo fazem visita técnica ao CRMV-PR

Publicado em: 08/06/2016 10:01 | Categoria: Geral | Autor: Thainá Laureano

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) recebeu na tarde desta terça-feira (07) a visita de 21 acadêmicos do 4º ano do Curso de Medicina Veterinária da PUCPR de Toledo. Em Curitiba para uma série de visitas técnicas, o grupo passou também pelo zoológico da cidade, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e conheceu as instalações da Universidade Federal do Paraná.

No Conselho os alunos foram atendidos pelo presidente Eliel de Freitas, que ministrou uma palestra abordando os conceitos de ética profissional e alguns pontos relevantes do Código de Ética do Médico Veterinário. Eliel de Freitas aproveitou ainda para destacar a responsabilidade que eles, como futuros profissionais, têm de atuar com base no conceito de saúde única.

“Nós já aprendemos sobre o Código de Ética em aula, mas foi no primeiro ano do curso. É importante abordar novamente porque a gente acaba esquecendo”, disse a acadêmica Silvana Wulff.

De acordo com a professora Vanessa Yuri de Lima, que organizou a viagem, a ideia era realmente tratar o tema ética profissional de uma forma prática. “É importante para os acadêmicos saberem exatamente no que a má conduta deles quando profissionais pode acarretar”, explicou.

Outro ponto destacado pela turma foi a explicação sobre a função que a Autarquia exerce no sentido de orientar e fiscalizar o exercício da profissão, além das atividades de registro de profissionais. “Eu sabia que a gente precisava fazer o registro, mas não sabia como solicitar a cédula e nem que é possível pedir um registro secundário para atuar em outro estado”, afirmou Mayara Jankowski.

Ao final o presidente fez um panorama do mercado de trabalho destacando as possibilidades de atuação e convidou todos para o Seminário Básico de Responsabilidade Técnica que será realizado em Toledo no próximo dia 23.