Curso promovido pelo CRMV-PR ressalta a importância de gerenciar uma propriedade

Publicado em: 20/06/2016 15:27 | Categoria: Geral | Autor: Diogo

A cidade de Cascavel recebeu nos dias 17 e 18 de junho a segunda edição do curso de gestão com ênfase nas propriedades de bovinocultura de corte promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná. Assim como o evento realizado em Londrina no mês de maio, os médicos veterinários e zootecnistas presentes puderam aprender com o professor doutor Julio Barcellos algumas técnicas para o controle de gastos, planejamento e até mesmo gestão de pessoas.

“Sempre existe mais de uma estratégia para propor uma solução ou um planejamento de negócios em uma fazenda de pecuária e a escolha está subordinada à capacidade do gestor. Por isso, profissionalmente, conhecer as ferramentas gerenciais e desenvolver uma capacidade organizacional no seu dia a dia evita o que o profissional seja um ‘apagador de incêndios’ e se transforme em um que evita o fogo”, explica o palestrante, ressaltando a importância do tema.

A decisão por ofertar esse curso, inclusive, foi baseada em uma demanda gerada pelos próprios profissionais, que afirmaram necessitar de capacitação e treinamento nas áreas de gestão e administração de negócios. “Em 2013 foi realizado um levantamento da pecuária de corte do Paraná e, de tudo o que foi discutido com os técnicos e produtores, a situação que mais chocou é que a rentabilidade média da pecuária de corte no estado era de 3% ao ano e isso chamou a atenção do Conselho. A visão que se tem é que isso repercute diretamente no mercado profissional porque a cadeia produtiva perde força, então essa é uma situação muito importante em prol da pecuária de corte e mais ainda em prol dos profissionais”, avalia o conselheiro Piotre Laginski, que participou do evento.

Para o médico veterinário Juliano Vial que gerencia a propriedade de gado de corte da família, os ensinamentos servem para abrir os olhos para a importância da gestão. “É importante planejar e projetar o futuro, tentar antecipar o que vai acontecer. Eu tenho a maioria dos dados que o professor citou, mas não coloco isso em planilha porque até então não tinha percebido como isso pode me ajudar”, confessa.

E até mesmo quem já conhece o tema não perdeu a oportunidade de atualização oferecida pelo CRMV-PR. É o caso de Luis Augusto Copetti, que oferece assistência técnica a propriedades de pecuária de corte há 30 anos e já participou deste mesmo curso de gestão em outras duas oportunidades. “Nunca pensei que um dia iria precisar aprender sobre gestão, mas hoje em dia as fazendas têm gerente, sub-gerente, equipes grandes e um cobra do outro. E nós temos que passar essas informações diariamente para a central. Por isso tem que se atualizar sempre, essa metodologia de controle de custos e gastos é uma coisa nova que está aparecendo principalmente nas grandes propriedades”.

O evento teve duração de 16h e contou com a participação de médicos veterinários, zootecnistas e estudantes. O delegado do CRMV-PR na região, Carlos Roberto Strapasson, também participou da capacitação.