Geral
Felipe Wouk ministra palestra em conferência da OIE sobre educação veterinária
Foi encerrada nesta sexta-feira (24) a 4ª Conferência Mundial da OIE sobre Educação Veterinária. Desde o dia 22 autoridades estiveram reunidas na Tailândia para debater a melhoria da grade curricular dos cursos de medicina veterinária ao redor do mundo.
Entre os participantes esteve o médico veterinário e professor aposentado da UFPR Felipe Wouk, que ministrou em nome da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária do CFMV, a qual preside, a palestra “Experiência de expansão da acreditação em uma região – o caso da América do Sul”. Em sua apresentação Wouk compartilhou as experiências dos países do Mercosul na acreditação de cursos de medicina veterinária em instituições de ensino superior na América do Sul e a contínua busca pela melhoria da qualidade de ensino.
Felipe Wouk destacou ainda que é imprescindível que os acadêmicos tenham uma formação baseada em conceitos éticos que englobem um sentimento mais humanista, crítico e reflexivo, desenvolvendo assim habilidades para entender as mudanças vividas pelo indivíduo e pela sociedade em geral. Por isso é importante que a grade curricular inclua valores e conhecimentos de política, administração, raciocínio lógico e interpretação.
O que vai de encontro com o esperado por Monique Eloit, Diretora Geral da OIE, que defende que os acadêmicos devem ser apresentados em sala de aula ao conceito de saúde única além de serem incentivados a desenvolver características de liderança e comunicação, e aprender um pouco sobre economia. Assim, acredita a organização, os serviços veterinários prestados à sociedade poderão atingir um patamar de excelência.
Texto: Assessoria do CRMV-PR com informações do CFMV e da OIE
Foto: OIE