Geral
Professora de Veterinária da UFPR é eleita diretora de organização mundial
A Poultry Science Association (PSA), organização que trabalha para fomentar o setor avícola a nível mundial, conta com uma nova integrante: a médica veterinária Elizabeth Santin, professora doutora da Universidade Federal do Paraná. Sendo a primeira representante da América Latina a compor uma das seis vagas de diretor da associação, Santin espera aproveitar a oportunidade para levar as inovações em pesquisa do Brasil para os Estados Unidos.
“A primeira coisa que penso em fazer é levar um pouco do que estamos desenvolvendo em termos de pesquisa não só na UFPR, mas no Brasil todo e na América Latina. A pesquisa realizada aqui é diferente da dos Estados Unidos, a nossa é mais aplicada porque atua junto com a indústria. Espero mostrar um pouco deste trabalho e apresentar os diferentes modos de produção, já que o nosso mercado consumidor é diferente e diversificado”, defende.
Outro objetivo de Santin é abrir caminho para os pesquisadores brasileiros, que até então não tinham muito reconhecimento. “Muito do que se fala nos encontros é voltado para a indústria norte-americana, mas faz mais ou menos três anos que começaram a abrir espaço para que nós da América Latina entrássemos e mostrássemos a importância da avicultura em nossa região. Agora poderemos levar demandas da nossa indústria e até mesmo informações dos nossos pesquisadores para que eles sejam reconhecidos e premiados pelos seus trabalhos”, acredita.
“Pretendo ainda montar juntamente com a PSA um núcleo forte de cientistas no Brasil, um grupo que mostre sua força mundialmente”, explica a médica veterinária, que espera que seu trabalho dentro da organização possa trazer ainda mais visibilidade para as atividades desenvolvidas na área da avicultura no país e, quem sabe, melhorar as chances de exportação do nosso produto.
Há mais de 20 anos participando dos eventos da organização, ela se mostra honrada pela indicação que recebeu de outros membros para ocupar o cargo. “Faz cinco anos que participo mais ativamente, mas nunca havia passado pela minha cabeça entrar para a diretoria. Quando fui indicada já me senti honrada e, quando ganhei a eleição, foi uma surpresa maior ainda. Isso tudo é resultado do trabalho que desenvolvemos na Universidade nos últimos anos com a contribuição de outros professores”, acredita Santin que, além de ministrar a disciplina de Doenças das Aves Domésticas, é coordenadora do Centro de Estudo da Resposta Imunológica de Aves (CERIA) da UFPR.
A nomeação para o cargo aconteceu durante o encontro anual da Poultry Science Association, realizado entre os dias 11 e 14 de julho em New Orleans, nos Estados Unidos. Embora o primeiro trabalho específico tenha data marcada para novembro deste ano, Elizabeth Santin já participa de reuniões via internet e outras decisões.
A Poultry Science Association foi fundada em 1908 e tem como objetivo reunir e debater informações sobre a indústria avícola mundial, buscando fomentar o setor financeira e cientificamente. Para saber mais sobre a organização, acesse: http://www.poultryscience.org/