Empresários esclarecem dúvidas sobre RT e legislação em evento em Curitiba

Publicado em: 26/08/2016 15:02 | Categoria: Geral | Autor: Thainá Laureano

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná realizou na noite desta quinta-feira (25) um seminário voltado a empresários do ramo pet com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre responsabilidade técnica e o Código de Defesa do Consumidor. Organizado em um hotel da capital, o evento contou com a presença de médicos veterinários e empresários de pet shops, clínicas, hospitais e casas agropecuárias.

A primeira palestra, ministrada pelo assessor técnico do CRMV-PR Rafael Stedile, instigou o empreendedorismo na busca por um diferencial no mercado de trabalho. “É preciso agregar valores ao seu negócio e o responsável técnico pode ser um deles. Vocês podem desafiar o RT a ir além da normativa”, orientou Stedile. A realização de palestras para os proprietários dos pets, a promoção de ações socioambientais e de bem-estar animal foram algumas das sugestões para dar mais visibilidade ao empreendimento.

Stedile também reforçou a importância do RT como aliado do empresário para fortalecer a empresa, esteja ela em boa ou má situação. “O médico veterinário responsável técnico tem a empresa como seu paciente e irá protege-la da mesma forma que faria se o seu paciente fosse um animal”, destacou.

Já no âmbito jurídico o advogado João Francisco Sampaio destacou alguns artigos do Código de Defesa do Consumidor e orientou os presentes a ficarem atentos a documentos e registros que podem ser utilizados como prova em caso de processo judicial.

“Não sejam negligentes, exijam que o RT compareça à empresa e que cumpra a sua função. Como já diz o nome, o Código de Defesa do Consumidor é do consumidor, não do fornecedor, portanto as provas são essenciais para a sua defesa”, disse. Sampaio aproveitou a oportunidade para apresentar três casos verídicos de empresas ligadas ao ramo pet que passaram por situações judiciais e explicou como evita-las.

Interessados nos temas abordados, os participantes fizeram diversas perguntas e esclareceram suas dúvidas, resultando em um grande evento. “Muito obrigado a todos pela participação, pelos questionamentos e por essa noite de conhecimento. O Conselho tem esse intuito de orientar e quer ter o empresário ao seu lado”, finalizou o conselheiro Maurício Tozetti, que organizou o seminário. Também participaram o presidente Eliel de Freitas e os conselheiros Adolfo Sasaki e Nestor Werner.