Encontro de Inspeção Sanitária e Saúde Pública reuniu veterinários em Guarapuava

Publicado em: 19/09/2016 16:10 | Categoria: Geral | Autor: Thainá Laureano

O 6º Encontro de Inspeções Sanitárias e 3º Encontro de Saúde Pública do Estado do Paraná, que foram realizados nos dias 15 e 16 de setembro, no Sindicato Rural de Guarapuava, pela Sociedade Paranaense de Medicina Veterinária – Núcleo Centro-Oeste e Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR), reuniu mais de 100 profissionais e acadêmicos do setor do Paraná e Santa Catarina.

Durante a abertura, o delegado regional do CRMV-PR, o médico veterinário Michel Souza falou da importância dos veterinários para a inspeção e para a saúde pública. “Recentemente, o médico veterinário foi incorporado ao Núcleo de Saúde de Apoio à Família (NASF). Isso demonstra a importância deste profissional também para a saúde pública. Trata-se de uma profissão voltada aos animais, à saúde humana e ao meio ambiente”.

Para a presidente da Sociedade Paranaense de Medicina Veterinária – Núcleo Centro-Oeste, Ana Lúcia Menon, o evento teve o intuito de contribuir para que o médico veterinário possa colaborar com uma sociedade melhor, informada e exigente com os serviços prestados na área de inspeção e vigilância sanitária. “Alguns assuntos já foram discutidos em outros encontros, mas vemos dificuldade, por parte de alguns profissionais, de aplicá-los no dia-dia. Por isso, estamos repetindo alguns temas, para assim contribuir com uma inspeção sanitária melhor para a sociedade”, destacou.

Nos dois dias foram realizadas palestras com assuntos diversos sobre inspeção sanitária e saúde pública, reunindo os seguintes temas: controle da qualidade do leite; serviço de inspeção reconhecido oficialmente no Paraná; meliponicultura; arcabouço documental de processos e registros; a vigilância sanitária que a sociedade precisa; patógenos nos alimentos; brucelose; alimentos vencidos; e controle de cloração na água.

Além desses assuntos, na tarde da sexta-feira foi realizada uma mesa redonda sobre Regulamentação de Auto Serviço em Supermercados de Guarapuava, com a promotora do Ministério Público Dra. Caroline Chiamulera, a representante do Sistema de Inspeção Municipal Elisângela Coradassi e o representante da Vigilância Sanitária, Rodrigo Córdova.

Fonte: Sindicato Rural de Guarapuava