Elza Ciffoni encara desafio nas eleições para a prefeitura de Quatro Barras

Publicado em: 28/09/2016 11:53 | Categoria: Geral | Autor: Thainá Laureano

Há 33 anos atuando como médica veterinária, Elza Ciffoni encara um novo desafio em sua carreira: pela primeira vez na política, ela é candidata a vice-prefeita de Quatro Barras ao lado de Tércio Albuquerque. Sempre envolvida na política profissional, Ciffoni já foi vice-presidente e presidente interina do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná, presidente da Sociedade Paranaense de Medicina Veterinária e diretora do Sindivet-PR por muitos anos. Agora ela espera levar sua experiência para a prefeitura municipal, caso seja eleita no próximo domingo (02).

“Sempre estive ligada às entidades profissionais e participava de reuniões do partido como colaboradora, mas jamais imaginei me envolver diretamente com a política. A oportunidade surgiu e considerei muitas coisas antes de aceitar o convite”, conta a também professora, que estava prestes a se aposentar. “Chega um momento em que é preciso sair da acomodação, da crítica, e agir”, afirma, contente com o desafio à frente.

Um dos motivos que a levaram a embarcar nessa jornada foi conhecer de perto o que acontece no município e acreditar que pode ajudar na mudança. “Sabemos da situação dos produtores rurais, da cooperativa que fechou porque não teve apoio. Temos também muitos animais abandonados e, além da saúde pública, esse problema compromete o trabalho dos produtores de orgânicos da região. Várias questões foram me envolvendo”.

Como médica veterinária, Elza espera contribuir em diversas áreas. O plano de governo elaborado para a campanha inclui ações de manejo populacional de cães e gatos, de implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), a sucessão familiar no campo e desenvolvimento sustentável.

“É um município que pode ser melhor estruturado e o médico veterinário é um profissional capacitado para trazer todo esse conhecimento. Esse é um bom momento para mostrar a importância da profissão, passando essa visão diferente para a sociedade”, acredita.

Manejo populacional

“A proposta para essa área é de um trabalho integrado. Não adianta Curitiba fazer um trabalho se a região metropolitana não estiver envolvida. Então essa é uma oportunidade de quem sabe criar um conselho municipal de proteção animal em Quatro Barras, em Piraquara e outros municípios. E também integrar as secretarias nesse projeto, com a Secretaria de Educação reforçando a guarda responsável, a Secretaria de Saúde trabalhando com o controle de zoonoses, e a Secretaria do Meio Ambiente atuando junto”.

Sucessão familiar e educação continuada
“Outra parte que temos grande preocupação é a sucessão familiar no campo. Como houve problema com a cooperativa de produtores, os filhos acabaram optando em ir para a cidade. Faltam oportunidades de trabalho e capacitação profissional, por isso nossa proposta é levar cursos de extensão nas áreas de desenvolvimento sustentável e meio ambiente para o município. As escolas municipais não têm aula à noite, então é possível, por exemplo, que elas abriguem esses cursos em parceria com entidades de ensino superior. Além disso pensamos em trabalhar com a aquisição de uma estrutura móvel de abatedouro para atender aos produtores da região e quem sabe em consórcio com outros municípios”.

Meio ambiente e sustentabilidade

“Quatro Barras é uma região de preservação ambiental e por isso necessita de ações de preservação tanto na área rural quanto urbana. É preciso trabalhar com saneamento no programa de rios limpos, na conservação das nascentes. Também tem a questão do saneamento rural com a implantação de sistemas biodigestores e de fossas para impedir a contaminação do lençol freático. Além da grande oportunidade de fortalecer o turismo rural de forma sustentável”.