1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Curitiba recebe debate e workshop sobre claudicação em bovinos


Publicado em: 08/11/2016 17:06 | Categoria: Geral | Autor: Thainá Laureano

 


A cidade de Curitiba recebeu, nesta segunda e terça-feira (7 e 8), o 1º Simpósio Brasileiro de Claudicação em Ruminantes no auditório da PUCPR, no Prado Velho. O evento contou com a presença de técnicos, casqueadores e acadêmicos de todo o Paraná e do Brasil, além de palestrantes internacionais.

“É a primeira vez que a claudicação em ruminantes é discutida em um evento específico. Tivemos palestrantes da Nova Zelândia e da Espanha, e participantes da Colômbia e de vários estados brasileiros”, afirma Daniel Ollhoff, professor do mestrado em Ciência Animal da PUCPR e um dos organizadores do simpósio.

De acordo com Ollhoff, a claudicação em bovinos é considerada um dos problemas mais importantes da atualidade, em especial em bovinos de leite. “Esse problema impacta na produção de leite porque está diretamente relacionado com outros índices produtivos do animal, como a fertilidade e as mastites”, explica.

Outro fator que faz do tema extremamente importante é o bem-estar animal que, segundo o professor, pode atrair a atenção da população e influenciar diretamente na decisão de compra do consumidor. “Além do fator econômico, temos o bem-estar animal. Se as pessoas começarem a observar vacas mancando, isso pode criar uma comoção a ponto de elas não quererem mais consumir leite nem carne porque veem esses animais sofrendo”, afirma, destacando que nem o produtor nem o técnico querem que esse sofrimento ocorra.

No sentido de trocar experiências, Neil Chesterton compartilhou como vêm sendo realizados os trabalhos na área de claudicação na Nova Zelândia. O país é uma das referências mundiais na produção leiteira e isso se dá, acredita Ollhoff, graças ao acesso que os produtores têm às tecnologias.

“O sistema de produção da Nova Zelândia é completamente diferente. Eles têm uma experiência muito boa de interação dos produtores com o ambiente de pesquisa, fazendo com que ela seja realmente aplicada”, ressalta. No caso, os produtores financiam as pesquisas ao repassarem uma quantia do lucro obtido com a venda do leite e, com esse valor, são contratados técnicos para solucionar eventuais problemas na produção; uma forma de cooperativismo. Modelo que o professor acredita ser interessante para o Paraná.

Na quarta-feira (9) será realizado ainda o Workshop Internacional em Podologia Bovina na fazenda experimental Gralha Azul. Neil Chesterton será o instrutor da turma no período da manhã em uma atividade prática de claudicação em gado de leite com enfoque em podologia e bem-estar. À tarde o tema abordado será intervenções cirúrgicas.


Voltar
Top