Geral
Emater homenageia extensionistas rurais com mais de 30 anos de atuação
Nesta terça-feira, dia 6 de dezembro, é comemorado o Dia Nacional do Extensionista Rural. Aproveitando a data, a Emater-PR realizou uma cerimônia para homenagear os profissionais com mais de 30 anos de atuação no campo. Entre eles médicos veterinários, zootecnistas, engenheiros agrônomos, engenheiros florestais, de pesca, biólogos, assistentes sociais e outros especialistas fundamentais para o agronegócio paranaense e nacional.
O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná, Eliel de Freitas, foi um dos homenageados por quatro décadas de trabalho dedicadas à extensão rural. “Quero agradecer à Emater pela homenagem prestada hoje. São 40 anos dedicados à extensão rural, 40 anos de atividade promovendo a pecuária e podendo contribuir para a evolução do Paraná”, agradece.
Há cinco anos como presidente do CRMV-PR, Eliel reconhece a importância do extensionista rural para o crescimento do agronegócio. “O Paraná é o principal estado agropecuário do país e isso se deve ao trabalho muitas vezes incógnito do extensionista. São médicos veterinários e zootecnistas atuando na pecuária, seja ela de corte ou de leite, na avicultura, suinocultura e tantas outras criações de animais onde o estado é pujante”, exalta.
A Emater, que nesse ano completa 60 anos no estado, conta ainda com outros dois extensionistas que dedicam seu tempo aos produtores rurais e também ao CRMV-PR: o médico veterinário Paulo Hiroki, que é delegado da Autarquia em Londrina, e o zootecnista Carlos Eduardo Vercesi, que é integrante da Comissão de Educação de Zootecnia. Muito conhecido por sua atuação na extensão rural há ainda o recém-aposentado Angelo Garbossa Neto, que é integrante da Comissão Editorial. O ex-presidente do Conselho, Masaru Sugai, também recebeu o reconhecimento por seus 32 anos na atividade.
E não somente os médicos veterinários e zootecnistas, mas também os profissionais de demais áreas que fazem deste dia especial, como destaca Eliel: “Seja esse extensionista um engenheiro agrônomo, que transformou o estado em um dos principais produtores agrícolas do mundo juntamente com o técnico agrícola; seja no desenvolvimento social, contando com um trabalho importante das assistentes sociais da Emater; seja ele engenheiro de pesca, florestal, biólogo e tantos outros que anonimamente emprestam seu talento para o desenvolvimento do estado. Somos todos profissionais reunidos em benefício da agropecuária estadual e nacional”.