Geral
Cãominhada marca 45 anos das operações com cães no Paraná
A Companhia de Operações com Cães do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Paraná comemorou seus 45 anos em grande estilo. A cãominhada realizada no Parque Barigui na manhã deste domingo (11) contou com a demonstração de equipamentos e cães treinados do Bope, além de orientação sobre guarda responsável, zoonoses, bem-estar animal e muita alegria.
O Capitão Zancan, responsável pelas operações com cães, destaca a importância deste trabalho para a sociedade. "Essa é uma ferramenta que as principais polícias do mundo utilizam. Aqui no Paraná nós utilizamos os cães em basicamente três tipos de ações: o cão que auxilia no patrulhamento e trabalha em grandes eventos como jogos de futebol, manifestações e situações de restabelecimento de presídios em rebeliões; o cão de faro, importantíssimo, que auxilia na localização de drogas e explosivos; e o cão que faz a busca de pessoas, que pode ser desde uma criança perdida até um criminoso em mata", explica.
Mas para que os cães sejam eficientes, o trabalho dos policiais é fundamental. "Temos 21 canis setoriais espalhados pelo estado, então é um trabalho bastante intenso e com treinamento diário. Seguimos instruções e procedimentos técnicos para que o cão esteja adestrado e pronto para o serviço. Além disso esse cão tem que ser socializado para poder conviver com pessoas e outros cães, como mostramos aqui hoje", destaca Zancan.