Comissão do Meio Ambiente faz balanço das atividades de 2016

Publicado em: 13/12/2016 11:30 | Categoria: Geral | Autor: Thainá Laureano

A Comissão do Meio Ambiente do CRMV-PR esteve reunida em Curitiba na última sexta-feira (9) para fazer o balanço das ações realizadas no ano de 2016. O destaque fica para a ampla participação de integrantes da comissão em conselhos e comissões municipais e estaduais de temas relacionados ao meio-ambiente, auxiliando assim na tomada de decisões.

“Diversas das nossas atividades resultaram em ações concretas. A comissão trabalhou arduamente para buscar soluções para os problemas ambientas que têm relação com o trabalho do médico veterinário”, afirmou Rafael Haddad, presidente da comissão.

Entre as ações está a participação na Câmara Técnica de Economia e Meio Ambiente, que faz parte do Conselho Estadual de Meio Ambiente. Dentro da câmara houve a proposição de resoluções para a regulamentação das coleções biológicas privadas e públicas do estado, que será votada no início do ano que vem.

Já no Conselho da Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana, que abrange a região leste de 13 municípios (entre eles Lapa, Ponta Grossa, Castro e Jaguariaíva), discutiu-se as atividades que impactam na área de preservação ambiental.

Houve também a participação no Conselho Municipal de Proteção Animal de Curitiba (Comupa) e no Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, no qual integrantes da comissão ministraram palestras relacionadas à área ambiental.

Além disso, em ação que deve ser mantida para 2017, a comissão possui dois membros como integrantes da Comissão de Reforma Curricular no Curso de Medicina Veterinária da UFPR, que tem como objetivo a inclusão de disciplinas ligadas à temática do meio ambiente no currículo da universidade.

“Queremos disseminar o conhecimento na área ambiental, preenchendo uma lacuna existente nas grades curriculares”, explica Haddad. Para o próximo ano, afirma ele, “a proposta é nos aproximarmos dos órgãos ambientais estaduais e federais e também das universidades, levando a Comissão do Meio Ambiente do CRMV-PR até eles”.