Meta de projetos prioritários foi 100% alcançada em 2016

Publicado em: 10/01/2017 10:19 | Categoria: Geral | Autor: Thainá Laureano

O balanço das ações executadas do Planejamento Estratégico de 2016 do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná trouxe um tom de satisfação a diretores, conselheiros e colaboradores, que viram a meta dos quatro projetos tidos como prioritários ser 100% alcançada. Foram eles: Implementação do Plano de Capacitação; Terceirização da Área de Tecnologia da Informação (TI); Aquisição de Sede em Londrina; e Contratação de Empresa para Manutenção Predial da Sede e Delegacias.

O Plano de Capacitação foi implementado com o objetivo de tornar os colaboradores aptos a prestarem um serviço de excelência aos profissionais e empresas inscritos e também à sociedade. Em 2016 foram realizadas 12 capacitações para os funcionários, contabilizando um total de mais de mil horas de curso; capacitação de pregoeiros, curso de cobrança por telefone e capacitação de líderes são apenas algumas delas. Para a diretoria também houve duas capacitações, uma em gestão estratégica e outra em processos éticos. O Plano continua para 2017, com 10 cursos já programados.

Na área de Tecnologia da Informação, o CRMV-PR contratou uma empresa terceirizada para fazer o diagnóstico do parque tecnológico da Autarquia e promover as melhorias necessárias: aquisição de softwares, equipamentos e de um novo servidor de dados, além da troca do cabeamento. As ações foram iniciadas no segundo semestre de 2016 e terão continuidade este ano, buscando atender as demandas da Sede e de todas as delegacias regionais e oferecer aos colaboradores a infraestrutura necessária para a realização de suas atividades. Ainda com o objetivo de otimizar o trabalho aliado à política de economicidade foi contratada empresa para a manutenção predial, responsável por serviços como reparo de vidraças, manutenção de rede elétrica, hidráulica, entre outros.

Outro projeto realizado foi a aquisição de uma Sede em Londrina; a região representa 15% das empresas e 13,8% dos profissionais ativos registrados no Conselho, o que justifica a aquisição de um imóvel para melhor atender o público. A fase atual é de aprovação do pré-projeto com as adequações necessárias junto à arquiteta contratada – incluindo obras de acessibilidade.

Houve também a execução de projetos que não estavam previstos no planejamento. Entre eles a estruturação do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), a implementação de novo horário de atendimento ao público na Sede de Curitiba, a contratação de empresa para serviços de Coffee Break e a criação de estrutura para atender ao Acórdão TCU 96/2016 da Lei de Acesso à Informação.

Eventos de capacitação
Em 2016 o CRMV-PR alcançou números e resultados importantes com relação aos eventos, promovendo 15 Seminários Básicos de Responsabilidade Técnica e outros 12 de variados temas ligados à medicina veterinária e zootecnia. Alguns assuntos abordados foram leishmaniose visceral, a importância do Código de Defesa do Consumidor para empresários do ramo pet, administração de propriedades de pecuária de corte e a atuação do médico veterinário na área de animais aquáticos em ambientes costeiros.

O planejamento estratégico também incluía a participação em eventos, seminários e congressos promovidos por outras entidades, buscando apoiar iniciativas e participar de decisões importantes para a classe. Nesse sentido o Conselho contou com representantes em 79 eventos no último ano, seja participando de mesas de abertura, palestrando ou participando ativamente em outras atividades.

Planejamento Estratégico 2017

O Planejamento Estratégico de 2017 foi aprovado em reunião plenária no dia 21 de novembro de 2016 e foi iniciado no primeiro dia útil do ano – 2 de janeiro. São 30 projetos para cinco objetivos: Contribuir para o Desenvolvimento das Competências dos Profissionais Inscritos; Promover Infraestrutura Física e Tecnológica Segura e Adequada às Necessidades de Trabalho do CRMV-PR; Medicina Veterinária e Zootecnia Reconhecidas e Valorizadas pela Sociedade; Ampliar e Aperfeiçoar a Comunicação nas 4 Dimensões – Interna, Sistema, Profissionais e Sociedade; e Desenvolver Competências em Consonância com as Diretrizes do CRMV-PR.

Algumas das ações previstas já foram divulgadas, como o calendário de Seminários Básicos de RT e o calendário de eventos. Outras, como reuniões com delegados regionais, presidentes de comissões e colaboradores estão programadas para serem realizadas internamente no decorrer do ano. Está programada ainda a monitoria trimestral do projeto, na qual será realizada a avaliação e acompanhamento da execução dos projetos, processos e iniciativas. A primeira será logo em abril, seguindo em julho, outubro e dezembro.