Novo Código de Ética do Médico Veterinário entra em vigor em setembro

Publicado em: 27/01/2017 14:32 | Categoria: Geral | Autor: Thainá Laureano

O Conselho Federal de Medicina Veterinária publicou no Diário Oficial de quarta-feira, 25, a Resolução CFMV nº 1138, que altera o Código de Ética do Médico Veterinário. O novo documento entrará em vigor no dia 9 de setembro de 2017.

O Código de Ética é o documento que orienta o exercício profissional, destacando os direitos e deveres dos médicos veterinários; sua versão mais recente, que continua válida até setembro, já completa 15 anos. Por isso o CFMV e os CRMV’s acreditam que a modernização e atualização do documento venha para acompanhar o desenvolvimento da profissão e do mundo nos últimos anos.

As principais mudanças são a inclusão dos conceitos de Bem-Estar e Saúde Única, destacando o bem-estar dos animais e a preocupação com o meio-ambiente em diversos artigos. As redes sociais, antes pouco utilizadas, agora também compõem as normas. É vedado ao profissional, por exemplo, a divulgação de preços e formas de pagamentos de serviços em qualquer rede social ou meio de comunicação em massa.

Já a indicação de estabelecimentos para compra ou manipulação de medicamentos prescritos passará a ser proibida. Bem como será obrigação do profissional comunicar ao CRMV e aos órgãos competentes caso verifique falhas em regulamentos, procedimentos e normas que possam causar riscos à saúde humana ou dos animais.

Faça abaixo o download da Resolução.