Após mobilização do Sistema CFMV/CRMVs, instituição cancela curso à distância

Publicado em: 09/02/2017 09:40 | Categoria: Geral | Autor: Diogo

Após mobilização do Sistema CFMV/CRMVs, instituição de SC cancela curso de Medicina Veterinária à distância

Respondendo à mobilização promovida pelos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs), o Centro Universitário Unifacvest, de Santa Catarina, cancelou a oferta do seu curso de graduação de Medicina Veterinária à distância. A divulgação do registro do curso no sistema eletrônico do Ministério da Educação (MEC) causou grande mobilização da categoria profissional, e levou o CFMV a enviar um ofício ao Ministério da Educação pedindo esclarecimentos sobre a autorização do curso na modalidade de Ensino à Distância (EaD).

Até o momento, não houve resposta. O presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Benedito Fortes de Arruda critica a demora na manifestação.

“É impressionante a omissão do MEC, ninguém sabe, ninguém fala, ninguém responde. Estamos aguardando a resposta do ministério que parece não ter responsável sobre esse assunto. Precisamos levar a sério a educação brasileira em todos os níveis, sob pena de se instalar o caos na sociedade sob o patrocínio do MEC”, afirma Benedito Fortes de Arruda.

De acordo com o reitor da Unifacvest, Geovani Broering, o cancelamento do curso foi decidido em uma reunião do Conselho Universitário da instituição na última sexta-feira (3). “Já informamos o Ministério da Educação do cancelamento”, assegurou o reitor à Assessoria de Comunicação do CFMV.

Broering esclarece que o curso presencial de Medicina Veterinária, oferecido pela Unifacvest há mais de 10 anos, continua na grade do centro universitário, com aulas práticas ministradas na estrutura da instituição.

O sistema e-MEC registrava 500 vagas autorizadas para um curso de carga horária de 4 mil horas na modalidade EaD, com previsão para iniciar neste semestre. De acordo com informações fornecidas pela secretaria do centro universitário, o curso seria oferecido em três cidades, com um número limitado de aulas presenciais por semana e a maior parte do conteúdo ministrado via plataforma online. A instituição havia definido o curso como “semipresencial”, uma modalidade que é reconhecida pelo MEC para cursos com, no máximo, 20% da carga horária oferecida à distância.

Esse foi o primeiro curso do tipo oferecido no Brasil. No ano passado, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) publicou a Resolução nº 515 onde posiciona-se contra a autorização de qualquer graduação à distância na área de saúde.

Em junho de 2016, o CFMV também publicou a Resolução nº 1.114, que estabelece que algumas disciplinas dos cursos de graduação em Medicina Veterinária devem ser ministradas exclusivamente sob a modalidade presencial.

Felipe Wouk, presidente da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária (CNEMV/CFMV), ressalta que o CFMV reconhece progressos no emprego da metodologia do ensino a distância como parte de um processo de ensino, mas que há limitações no seu alcance para a formação teórico-prática de um médico veterinário, podendo gerar riscos à vida humana, animal e ao meio ambiente.

“Para formar um médico veterinário deve haver uma tutoria presencial e muito próxima em laboratórios, clínicas, hospital, fazenda e outros espaços. Um curso totalmente a distância não permite esta condição”, ressalta Wouk.

Assessoria de Comunicação do CFMV

Relacionadas

Diário Catarinense - Universidade de Lages cancela curso de Medicina Veterinária à distância após repercusão negativa

O CRMV-RS criou Petição Pública solicitando ao Governo Federal o fim dos Cursos EAD de Medicina Veterinária