Governadores do Codesul discutem equivalência da inspeção sanitária estadual

Publicado em: 10/02/2017 10:31 | Categoria: Geral | Autor: Diogo

Os governadores dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, que compõem o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), realizaram a primeira reunião de 2017 durante o Show Rural de Cascavel na última quarta-feira (08). Durante o encontro eles assinaram uma resolução para autorizar a equivalência dos serviços estaduais de inspeção de produtos de origem animal.

“A inspeção sanitária integrada vai fortalecer a comercialização de produtos de origem animal entre nossos estados, facilitando e melhorando a vida dos nossos produtores, que terão ampliação e facilidade para comercializar os produtos”, disse o governador Beto Richa.

Atualmente para fazer o comércio interestadual as empresas precisam da certificação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). O novo acordo, caso aprovado pelas Assembleias Legislativas dos estados, facilitará essa comercialização: um produto de origem animal fiscalizado pelo serviço veterinário do Paraná, por exemplo, não precisará passar por nova vistoria para ser comercializado nestes outros três estados.

“Hoje há uma restrição de boa parte das pequenas e médias agroindústrias de venderem sua produção além do município ou do Estado. Com a auditoria cruzada nos quatro estados que compõem o Codesul, que é o que estamos propondo, poderemos abrir os horizontes mercadológicos”, disse o secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara.

Fonte: Assessoria de Comunicação CRMV-PR com informações da Agência Estadual de Notícias