CRMV-PR promove debate sobre Qualidade do Leite em Toledo

Publicado em: 13/02/2017 16:25 | Categoria: Geral | Autor: Thainá Laureano

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná realizou na última sexta-feira (10), em Toledo, o primeiro evento de 2017: o Seminário sobre Qualidade do Leite contou com a presença de responsáveis técnicos de laticínios e cooperativas, fiscais do Mapa, extensionistas rurais e produtores da região.

O seminário foi ministrado pela professora Vanerli Berloti, que possui pós-doutorado em qualidade do leite. Além de destacar a importância do médico veterinário na garantia da qualidade do produto, Berloti afirmou que as universidades brasileiras precisam se aprofundar mais na área de responsabilidade técnica.

“O médico veterinário é o profissional mais capacitado para atuar nesta área porque é o único que conhece a cadeia inteira. Mas as instituições de ensino não dão a devida importância a isso e não formam adequadamente para essa função”, disse.

Por isso o CRMV-PR insistiu na realização do evento. De acordo com o presidente da Autarquia, Eliel de Freitas, “o responsável técnico precisa avançar na área do leite. Queremos orientar o profissional no sentido de que ele não é um fiscal e sim um colaborador que pode auxiliar a empresa a oferecer um produto de qualidade ao consumidor”.

Vanerli utilizou exemplos dos Estados Unidos, Europa e Nova Zelândia para mostrar que simples cuidados com a alimentação dos animais e o manuseio e transporte do leite podem fazer do produto final ainda melhor. Outro tema que gerou interesse do público foram as formas de detectar as principais fraudes, o que influencia diretamente no controle de qualidade do produto. “O RT precisa ser proativo, precisa saber detectar os problemas antes que eles ocorram”, afirmou.

O curso teve duração de quatro horas e, com o bom retorno recebido, deve se repetir ao longo do ano em outros municípios.