Geral
MAPA fará reconhecimento oficial do Purunã - 1ª raça paranaense de gado de corte
100% paranaense, desenvolvida há 35 na Fazenda-Modelo do Iapar em Ponta Grossa, a raça Purunã receberá o reconhecimento oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento nesta quarta-feira (26), às 10h30, no Palácio Iguaçu em Curitiba. Criada buscando eficiência na produção e qualidade na pecuária de corte, a raça é resultado de cruzamentos de Charolês, Aberdeen Angus, Caracu e Canchim.
“O Purunã traz as melhores características das quatro raças que o compõem: máxima eficiência de produção e qualidade da carne, habilidade materna, docilidade, precocidade e rusticidade”, destaca Piotre Laginski, presidente da Associação de Criadores Purunã e conselheiro do CRMV-PR. Há sete anos investindo no rebanho Purunã, ele afirma que a raça é extremamente produtiva. “Temos rendimento de carcaça de 59,5% nos machos e 57% nas fêmeas. Os machos são abatidos aos 15 meses de idade com 18 arrobas e as fêmeas aos 13 meses com 14 arrobas”, diz.
A princípio desenvolvida para se adaptar melhor ao clima do Estado, a raça é versátil e se adapta a climas quentes e frios, e a terrenos planos ou quebrados. Desta forma, ganhou notoriedade entre os pecuaristas do país e possui criações em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e até no Amazonas.
De acordo com Laginski, o reconhecimento oficial da raça pelo Mapa é um grande passo para abrir novos mercados nacional e internacionalmente. “O gado Purunã é uma opção ao pecuarista que busca o máximo da eficiência na produção de carne aliada à qualidade. É uma raça extremamente lucrativa com uma carne de qualidade a suprir a exigência de qualquer mercado mundial”, acredita. Desde o agendamento do evento, centrais de inseminação já procuraram e contrataram touros para incluir em seus catálogos.
O lançamento é aberto a todos os interessados. Piotre Laginski reforça o convite: “Convidamos todos os profissionais da área e os pecuaristas para comparecerem ao Palácio Iguaçu nesta quarta-feira, dia 26, às 10h30, onde teremos a solenidade do reconhecimento da raça e posteriormente uma degustação da carne Purunã”.